Fotos: Reprodução / Divulgação

Uma a cada 100 pessoas no mundo têm autismo: saiba como lidar com as características de aprendizagem no Transtorno de Espectro Autista (TEA)

Cada pessoa tem um ritmo diferente de vida e de aprendizagem. A nossa capacidade de aprender algo novo é influenciada por diferentes fatores, como a cognição, a personalidade, as experiências de educação e as oportunidades culturais. A dificuldade de aprender é bastante comum em diferentes crianças, mas torna-se ainda mais especial naquelas com Transtorno de Espectro Autista (TEA).

Leia mais: O Autismo e o Espelho: entenda o que é o autismo e como lidar com crianças com TEA

A TEA é um distúrbio do desenvolvimento que tem como características os prejuízos sociais e de comunicação, o interesse restrito a poucos temas e os comportamentos repetitivos e estereotipados. O TEA é uma condição diagnosticada cada vez mais precocemente e as estatísticas apontam para uma a cada 100 pessoas em todo o mundo, daí a importância da capacitação de pais e professores para garantir a melhor aprendizagem e adequação da criança autista.

É preciso focar nas peculiaridades desta criança. Ela aprende melhor quando é instruída de forma clara e quando as regras e expectativas são simples. As metodologias de ensino que focam na intuição para a aprendizagem não são indicadas a esses alunos, visto que eles têm dificuldade para entender a linguagem corporal, as expressões faciais e a entonação de voz das outras pessoas. São crianças muito literais e que não compreendem conceitos abstratos e piadas, por exemplo.

Em alguns casos parece difícil por ser pouco linear ou fluído, o aprendizado é totalmente possível e deve ser constantemente estimulado nas crianças com TEA. Mesmo que pareça que ela não está evoluindo, deve-se insistir na transmissão do conhecimento repetidas vezes. As dificuldades não são permanentes e muitos alunos pulam etapas da aprendizagem, chegando a conseguir acompanhar seus colegas de sala que não têm TEA.

Para facilitar a aprendizagem, é indicado ser claro e consistente nas explicações, dar dicas visuais, treinos com teatro e instruções curtas e claras. Os estímulos visuais e a criação de uma rotina são essenciais para ajudar a criança com TEA na escola, e cada caso deve ser acompanhado de forma individual.


Sabemos que muitas vezes não é fácil encontrar passeios acessíveis para crianças que têm necessidades especiais, como autismo. Por isso criamos um filtro especiais para que você encontre passeios que consideram as necessidades das crianças autistas. Clique aqui e conheça nosso filtro de passeios acessíveis!

Criado em 01/04/19
Nossos canais:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
anuncie aqui
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74