Da Redação

Criado em 20/02/20

Fotos: Reprodução / Divulgação

Para os curiosos de plantão: carnaval, qual sua origem afinal?

Compartilhe

Os melhores passeios no seu e-mail! Cadastre-se!

Tem gente que adora e passa o ano esperando, há os que odeiam e não querem nem ouvir falar, também tem os que só querem aproveitar o feriadão… Goste ou não, o fato é que o carnaval impacta na vida dos brasileiros e somos conhecidos internacionalmente por isso. Mas já parou para pensar em como surgiu essa festa que se tornou tão grandiosa no Brasil?

Leia mais: Carnaval infantil 2020: guia completo de bailes e bloquinhos para crianças em São Paulo

Pode até parecer, porém o carnaval não é genuinamente brasileiro. A celebração surgiu há muito tempo na Antiguidade, e está ligada ao catolicismo. Em latim a palavra carnaval, carnis levale, significa “retirar a carne”, isso remete à Quaresma, o período de 40 dias que antecede à Páscoa e é caracterizado pelo jejum.

Existem outras festas que não estão ligadas ao catolicismo e podem ter contribuído para a origem do carnaval. Na Babilônia, Mesopotâmia e Roma Antiga aconteciam rituais que duravam dias e eram regados a bebidas, comidas e danças. A inversão dos papéis, como escravos assumindo o papel de rei, era característico das festividades. Você já deve ter visto algo sobre os bailes de máscaras que ocorriam na Itália, em Florença aconteciam até desfiles com carros decorados e canções criadas especialmente para a ocasião.

As festas da Antiguidade e o carnaval da Europa na idade média caracterizavam-se por um período que não tinha muita ordem, a vida das pessoas tinha menos restrições. A partir do século XVI, surgiu um controle nas festas carnavalescas do velho continente.

E como o carnaval chegou ao Brasil?

O carnaval por aqui desembarcou com os portugueses no período colonial. Na época o entrudo, uma brincadeira na qual as pessoas saiam as ruas sujando umas às outras, deu origem à folia. O entrudo foi proibido em 1841, mas era uma brincadeira tão popular que até a família real brasileira foi adepta.

Nas ruas o entrudo estava proibido, mas a alta sociedade organizava bailes de carnaval em clubes e teatros. As camadas populares criaram os cordões e ranchos. As marchinhas também surgiram no século XIX, Chiquinha Gonzaga ganhou destaque com sua música “Ô abre alas“. Já o samba surgiu em 1910 com a música “Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida.

Ao longo do século XX o carnaval ganhou força e se espalhou pelo Brasil. Na Bahia surgiu o ritmo musical dos afoxés para relembrar as tradições culturais africanas. No mesmo período o frevo chegou ao Recife e o maracatu invadiu Olinda. Na década de 1920 surgiram as escolas de samba entre as classes populares e em 1950 surgiu em Salvador o trio elétrico com Dodo e Osmar.

Dica:

Caso seu pequeno curioso questione sobre a origem do carnaval, saiba que tem um livro que explica direitinho a história para as crianças. Dos autores Carla Gullo, Rita Gullo e Camilo Vannuchi, o livro O Carnaval, lançado pela Editora Moderna, é indicado para crianças a partir de 9 anos e conta em 56 páginas as origens da folia de Momo, seu crescimento e como se tornou a maior festa popular do Brasil. Com linguagem simples, a obra mescla fotos com artes do ilustrador Thiago Lopes.

E se você adora a festa e não quer perder nada nesse carnaval, então confira o Guia do Carnaval 2020 com crianças em São Paulo e partiu folia!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 20/02/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74