compartilhe

Carnaval: quem está por trás dos bloquinhos infantis em São Paulo? Confira as histórias!

Publicado em 14/02/19

Carnaval infantil 2019: guia completo de bailes e bloquinhos para aproveitar o carnaval com crianças em São Paulo!

Vamos conhecer um pouco a história dos principais bloquinhos infantis que animam a folia dos pequenos em São Paulo? A maioria deles foi criada por mães e pais apaixonados pelo carnaval e que desejavam uma festa diferente para brincar com os filhos. Ou ainda, por pessoas engajadas em questões sociais e artísticas e que acreditam na importância do brincar. E todo esse movimento foi crescendo tanto que, hoje, milhares de famílias vão para as ruas atrás dos bloquinhos infantis em SP!


Bloquinho Gente Miúda

Há três anos o Bloquinho Gente Miúda sai às ruas do bairro de Perdizes levando com ele “miudinhas”, “miudinhos”. O nome é uma homenagem ao projeto infantil de Toquinho e Vinícius de Moraes, que se chamava “Pra Gente Miúda”.

O grupo surgiu quando a cantora Kel Figueiredo e o mestre de bateria Manoel se tornaram mãe e pai do Theo. A mamãe já trabalhava com teatro infantil e música para crianças e, sugeriu que criassem uma banda de carnaval que atendesse às mamães lactantes, situação dela na época.

A intenção era pular o carnaval e estar com o filho por perto. Para ela, o bloquinho é a realização de um sonho para uma foliona paulistana. E a cada ano, os encontros com crianças e famílias que acompanham o grupo emociona a cantora. “A família está sempre crescendo”, comemora Kel.

O Bloquinho Gente Miúda leva para a rua este ano o tema “Maré de Fantasias”, no dia 3 de março, domingo, a partir das 10h, na Av. Prof. Alfonso Bovero. É só pegar a fantasia e se divertir, o evento é gratuito! Confira onde mais o bloquinho vai estar no carnaval, clicando aqui!

Foto: divulgação


Bloquinho Mamãe Eu Quero

As lembranças de infância de Helen Henrique foram marcadas por um carnaval em família, onde todos se reuniram para criarem suas fantasias. Assim, a criadora do Bloquinho Mamãe Eu Quero cresceu amando esse universo e aprendeu a tocar instrumentos de percussão.

Quando se tornou mãe do Lucas há nove anos, sentiu falta de um ambiente familiar e com músicas mais interessantes para as crianças e seus pais. Ela tocava em blocos de carnaval no Rio de Janeiro e São Paulo, mas não conseguia levar o filho para acompanhá-la. Depois do fim do seu relacionamento, resolveu colocar as ideias em prática e fazer algo para mãe e filho se divertirem juntos.

A ideia foi a de criar uma bateria de super-heróis para pais e filhos pularem juntos o carnaval, a Bateria Encantada, que puxa o Bloquinho Mamãe Eu Quero. Nos ensaios e nas apresentações crianças e adultos ficam à vontade, há pausas para trocas de fraldas, brincadeiras e o choro é permitido.

O repertório vai desde marchinhas de carnaval, samba, passando por rock e até musicais da Disney. É um passeio que agrada não apenas às crianças, mas aos pais também, pois ambos estão ali fazendo o que gostam.

E o projeto vai além do carnaval! Este ano ele chega a escolas levando temas como empreendedorismo e inclusão, tudo ligado ao universo da folia. “Sinto felicidade em poder compartilhar a minha paixão com outras famílias”, comenta Helen.

O Bloquinho Mamãe Eu Quero convida os pequenos e toda a família para brincarem na Praça Irmãos Karmann, próximo à Avenida Sumaré, no dia 23 de fevereiro, sábado, das 10h às 14h. O passeio é gratuito. Confira outras datas aqui!

Foto: Divulgação


Bloquinho da Vila

O amor pelo bairro e a vontade de organizar uma festa de carnaval especialmente para as crianças e suas famílias motivaram o médico Paulo Lázaro a criar o Bloquinho da Vila, que sai pelas ruas da Vila Mariana desde 2018.

Depois de uma experiência não tão agradável em um bloquinho de carnaval de São Paulo, onde a dificuldade para encontrar um local para estacionar, a longa distância para chegar a pé até o local e um ambiente não adequado para os pequenos, ele resolveu fazer algo diferente.

Paulo começou a organizar um bloquinho de carnaval no bairro onde mora com a esposa Isabela e os filhos Maria clara, João Paulo e Pedro José. Convidou um colega que ficou encarregado da banda e fez algumas parcerias para conseguir oficinas, brincadeiras, kits e outros itens para que a festa pudesse acontecer. O resultado? Em 2018 mais de duas mil pessoas estiveram em uma praça na Vila Mariana para pular o carnaval com as crianças, pets e toda a família!

Este ano, parte da renda arrecadada com a folia será revertida para ajudar crianças em tratamento oncológico da Associação Helena Piccardi de Andrade Silva – AHPAS e também para a Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer – ABRAPEC.

O Bloquinho da Vila sai no dia 24 de fevereiro, domingo, às 13h , da Rua Áurea, no trecho entre as ruas Conselheiro Rodrigues Alves e Morgado de Mateu, na Vila Mariana. A participação é gratuita, mas é necessário realizar a inscrição antecipadamente. A gente conta mais aqui!

Foto: divulgação


Bloquinho do GIZ

Colorir as ruas e espaços públicos com desenhos de giz na intenção de resgatar o brincar, estimular a educação artística na infância e incentivar a arte como filosofia de vida. Essa é a intenção do projeto GIZ, que se transformou em Bloquinho do GIZ, idealizado por Ana Garnier, jornalista e produtora cultural.

A ideia é simples: reunir crianças e famílias para colorirem espaços públicos tornando-os ambientes mais agradáveis para o convívio e o aprendizado. Tudo isso com um giz escolar nas mãos, boas lembranças de infância e longe de tecnologias como tablets e celulares. Assim, por meio da arte e da brincadeira, a criança passa a descobrir e conhecer o mundo.

O Bloquinho do GIZ vai para as ruas pela segunda vez este ano, levando com ele pequenos foliões e suas famílias. O que levar para essa folia? Alegria, imaginação, criatividade e um giz. O local escolhido é o Minhocão, no dia 23 de fevereiro, sábado, das 10h às 18h. O evento é colaborativo e todo mundo pode contribuir com brincadeiras, música e fantasias. A participação é gratuita. Confira mais detalhes aqui!

Foto acima e destaque: André Ligeiro


Carnaval infantil 2019: guia completo de bailes e bloquinhos para aproveitar o carnaval com crianças em São Paulo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
Compartilhar:
Brincadeiras de Rua

Brincar livre: “O brincar que abraça a diferença” é o tema da Semana Mundial do Brincar 2019

publicado em 15/05/2019
Brincadeiras de Rua

Pertinho de SP: páscoa no Brotas Eco Resort tem caça aos ovos, fazendinha, planetário e muita aventura!

publicado em 26/03/2019
Brincadeiras de Rua

Pertinho do Museu do Ipiranga: nova loja da Mulek de Rua une moda, esporte e brincadeiras de infância

publicado em 01/11/2018
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Fevereiro de 2019. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!