Da Redação
Criado em 21/08/19
Fotos: Reprodução / Divulgação
Crianças que forem viajar a cidades em situação de risco precisam ser vacinadas, pelo menos 15 dias antes da data programada, contra o sarampo. Quarenta e três cidades brasileiras estão, no momento, com surtos ativos de sarampo. Divididos em três estados, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, os municípios nessa situação (lista completa aqui) tiveram crescimento no número de casos da doença nas últimas semanas, o que coloca em risco a saúde de moradores e turistas desprotegidos, mas principalmente das crianças.
O Ministério da Saúde divulgou um alerta à população para que, em famílias com filhos de seis meses a um ano de idade, as crianças sejam vacinadas contra o sarampo pelo menos 15 dias antes de viajarem para os municípios em situação de risco. O período entre a vacina e a viagem é importante não apenas para que o organismo da criança consiga produzir os anticorpos necessários à sua proteção, mas também como medida de segurança para interromper a cadeia de transmissão do vírus no país. Essa recomendação do Ministério da Saúde será mantida até 90 dias depois do último caso confirmado de sarampo.
A pasta alerta ainda que essa vacinação, chamada de “dose zero”, não irá substituir e nem será considerada válida pelo calendário nacional de vacinação da criança.
Ou seja, além da dose aplicada agora, a família deve se responsabilizar e levar a criança a tomar a vacina da tríplice viral (que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola) aos 12 meses de idade, que é a primeira dose, e com um ano e três meses, a segunda dose.
Riscos do sarampo
Extremamente contagioso, o sarampo é causado por um vírus e transmitido via fala, tosse ou espirro. Como a doença compromete o sistema imunológico da vítima, outras doenças oportunistas podem surgir durante o período da infecção, além do risco de sequelas, especialmente em crianças, como redução na capacidade mental, cegueira, surdez e retardo no crescimento. Em casos mais graves, o sarampo pode levar à morte de crianças e adultos.
Dos sintomas da doença, é preciso ficar atento aos seguintes:
A principal forma de prevenção do sarampo é através da vacina, disponível nas salas de vacinação de postos de saúde de todo o país. Confira abaixo o calendário de vacinação do Ministério da Saúde:
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 21/08/19. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74