compartilhe

Benefícios e desafios do uso da tecnologia em sala de aula

Por Rone Costa - Publicado em 10/04/19

Com a chegada dos nativos digitais às escolas, o uso da tecnologia em sala tornou-se uma das principais alternativas para atender a essa nova demanda de transformação dos modelos de ensino. Atualmente, a discussão entre os profissionais de educação, tem sido ampla, principalmente por se tratar de um dos temas centrais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que será implantada até 2022.

Leia mais: Escola e família: união que produz bons frutos

Alguns aspectos positivos envolvem as inúmeras possibilidades dentro do contexto de aula do professor, que poderá utilizar aplicativos e jogos para aumentar a interatividade e a dinâmica das aulas, a fim de melhorar o desempenho escolar. Entretanto, é necessário ficar atento, já que nem todos os alunos apresentam afinidade com essas tecnologias.

Por isso, é importante que os professores não dependam exclusivamente de recursos digitais para ministrar os conteúdos.

A tecnologia deve ser utilizada como um complemento, ou seja, como uma ferramenta para a realização de atividades colaborativas. Um exemplo está no ensino bilíngue. Nessa área a tecnologia está presente por meio da utilização de plataformas digitais que possibilitam que os alunos consigam expandir seu vocabulário de forma dinâmica e lúdica, além de praticar a pronúncia.

Os desafios da tecnologia nas escolas

Utilizar a tecnologia ainda é um desafio em muitas escolas brasileiras, não só pela falta de infraestrutura, mas também porque nem todos os profissionais estão preparados para implantar essa metodologia em suas aulas. Essa falta de preparo acarreta no uso desiquilibrado da tecnologia em sala, seja pela sua limitação ou pelo uso demasiado.

A responsabilidade de facilitar a relação professor-tecnologia é majoritariamente das escolas, que devem buscar investir no aperfeiçoamento dos conhecimentos desses profissionais. Os professores por sua vez, devem buscar manter-se atualizados quanto às novas oportunidades que o ambiente digital proporciona. Dessa forma, podem colocar em prática essas novidades em suas aulas da maneira mais qualificada possível.

Leia mais: Escola Bilingue: vantagem ou desvantagem?

É importante entender que a tecnologia não deve ser utilizada como forma de entretenimento e distração, e sim para auxiliar no desenvolvimento dos jovens de maneira natural, sendo um recurso produtivo. É preciso ressaltar que a relação entre professor e aluno continua sendo essencial no processo de educação, assim como o desenvolvimento da empatia e convívio entre toda a turma.

Sobre Rone Costa :
Gerente de Desenvolvimento e Relacionamento do Systemic Bilingual, programa pioneiro de educação bilíngue no Brasil.
Quer receber mais artigos como esse? Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
Sobre Rone Costa :
Gerente de Desenvolvimento e Relacionamento do Systemic Bilingual, programa pioneiro de educação bilíngue no Brasil.
Compartilhar:
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Janeiro de 2019. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!