Como é a rotina dos animais do Aquário SP durante a pandemia? Uma das atrações mais queridas da cidade segue com o dia a dia de cuidados com os bichos normalmente. Ufa! Por lá, todos os procedimentos de alimentação, tratamento e bem-estar animal foram mantidos. Inclusive o fornecimento de insumos, alimentos e medicação se mantém preservados em sua totalidade. Só para ter uma ideia, o espaço abriga em torno de 2.500 animais de 200 espécies diferente, como coalas, lêmures, cangurus, ursos polares, pinguins, entre outros.
VEJA AQUI COMO FOI NOSSO PASSEIO AO VIVO NO AQUÁRIO DE SP!
Mesmo fechada, a atração afirma que a rotina segue normal com os moradores do espaço e que o bem-estar animal é a prioridade de sempre, independente do momento atual. A equipe composta de biólogos, veterinários, oceanógrafos e técnicos permanece inalterada com 30 profissionais para dar conta de tudo. O fornecimento de alimentos também. Os insumos recebidos são provenientes dos mesmos fornecedores que abastecem redes de supermercados, farmácias, padarias, entre outros.
Se de um lado não houve alteração na rotina de cuidados, por outro, foi possível notar no diferenças bem curiosas no comportamento de alguns bichos! A Helen Colbachini, bióloga do setor de Conservação e Bem-Estar Animal, contou pra gente algumas curiosidades sobre a rotina dos animais. Bora conhecer?
A lontra e as focas, que são animais muito interativos, parecem estar sentindo falta do público. “Estamos interagindo muito mais com elas enquanto passamos na frente de seus recintos, pois elas “procuram” essa interação que antes tinham com os visitantes”, explicam. “Os macacos colobus também estão sentindo que algo diferente está acontecendo, apesar de não serem tão interativos, eles estão bastante atentos às movimentações pelo corredor, como se estivessem a procura do público”, completa ela.
Para garantir ainda mais a segurança dos animais, tem-se evitado o contato com alguns com alguns deles ou somente o essencial, como os primatas macaco colobus, bugios e lêmures. Importante frisar que os profissionais usam sempre máscara e luva em qualquer contato ou ao entrar nos seus recintos.
Apesar disso, tanto os primatas como todos os outros animais do Aquário continuam recebendo todos os cuidados para o seu bem-estar, que vão desde condicionamento animal (que nada mais é do que um treinamento para que eles aprendam a realizar comportamentos que ajudem no manejo e diminuam qualquer tipo de estresse), enriquecimento ambiental (que é oferecer estímulos para os animais manterem-se com diferentes atividades e opções do que fazer no dia a dia), além de tratamentos especiais para nossos animais idosos ou deficientes (como banho de camomila, sessão de acupuntura, cromoterapia, laser, entre outros)
Por mês, são consumidos mais de 5.000kg de alimentos, entre frutas e legumes, pescados, carne, ração para mamíferos e peixes, feno, além de duas mil unidades de insetos. O Aquário também abriga duas plantações de eucalipto pois os coalas são animais que se alimentam exclusivamente disso e, assim garante-se a demanda durante o ano todo.
E quem será que come mais por lá? Os ursos polares Aurora e Pelegrino, que são animais carnívoros, e o peixe boi amazônico (herbívoro). Já o mais dorminhoco é a coala. Essa espécie naturalmente precisa dormir 20 horas por dia (diz aí se não é o sonho de qualquer mãe?!) e ganha do bicho preguiça, que dorme só 18 horas por dia. Enquanto os wombat precisam de 16 horas de sono por dia. E, por incrível que pareça, esses são os animais que mais precisam repor energia. Os coalas em especial, pois o eucalipto possui toxinas que demoram a ser digeridas e exigem que o animal descanse por mais tempo.
E se tem quem prefere dormir, há os inquietos! As lontras e as focas são animais bastante ativos durante o dia. E tem mais, a gente costuma ver as focas batendo palmas no desenhos, mas esse animal tem as nadadeiras curtas o que impede de alcançar uma a outra. Diferente dos lobos e leões marinhos que conseguiram facilmente fazer isso!
Em períodos normais o Aquário de SP recebe em média 45 mil visitantes ao mês. E com a alta circulação pessoas por lá, alguns ajustes foram feitos em função dessa pandemia. Além de suspender temporariamente as atividades, a atração conta que já adota ações para o período de reabertura, como instalação de mais dispensers de álcool em Gel nas suas dependências e reforço das ações de limpeza e higiene que já adotam habitualmente por lá. “Com essas medidas, acreditamos que será um retorno condicionado à confiança das pessoas em se deslocarem para locais de grande circulação”, conta Alexandre Marciano, gerente de marketing do Aquário SP.
Marciano aproveitou a conversa para explicar como funciona um Aquário e a sua importância para a sociedade, pois a maior parte dos animais é oriunda de centros de reabilitação, vítimas de maus tratos, trafico animais e apreensões realizadas por instituições como o Ibama. “Infelizmente estes animais não possuem condições de serem reintroduzidos sejam por questões físicas, psicológicas ou até para não levarem patologias para outros animais, já que entraram em contato com o homem ou com outros animais. A reintrodução de animais não é uma tarefa simples”, enfatiza.
Além disso, o Aquário atua fortemente na educação ambiental, mostrando para a população de forma geral a importância da preservação dos animais e da natureza, exercem uma função de acolhimento, pois recebem indivíduos que não poderiam ser devolvidos à natureza, mas que merecem ter qualidade de vida, além de colaborarem financeiramente com instituições e ações de preservação de animais em seus locais de origem.
A preocupação com as pessoas também é um fator de destaque e adotou medidas importantes para minimizar o impacto dessa situação emergencial. O Aquário trabalhou de acordo com a realidade e legislação brasileira, adotou férias coletivas, home office e redução na carga horária de seus funcionários, afim de que tão logo as atividades normais retornem, as condições de trabalho sejam restabelecidas integralmente. A Disney, por exemplo, anunciou recentemente licenças não remuneradas para 43 funcionários. Veja a nossa matéria aqui.
OUTRAS CURIOSIDADES DO AQUÁRIO SP
👉 Confira o protocolo Covid-19 do Aquário de São Paulo
➡️Só será permitida a entrada com o uso de máscara.
➡️Mediremos a temperatura dos visitantes na entrada.
➡️No início do trajeto, haverá um túnel de desinfecção com produtos que ajudam a eliminar vírus e bactérias.
➡️Haverá álcool em gel disponível durante todo o passeio.
➡️Será permitida a entrada de grupos de no máximo 5 pessoas por vez
➡️Ingressos serão vendidos apenas na internet e você deve agendar sua visita pelo site
➡️Mesmo com esses cuidados, contamos com a colaboração dos visitantes para que mantenham o distanciamento mínimo
de 1,5 metros de funcionários e outras pessoas que também estiverem visitando o complexo.
Você pode gostar também: Zoológico de SP: como segue a rotina dos 2.000 animais da instituição em meio à pandemia do COVID-19? Acompanhe
Aquário na Quarentena
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Preços: atração fechada por conta da quarentena