Uma semana inteira dedicada ao brincar. Desde 2009, a Aliança pela Infância (movimento internacional por uma infância digna e saudável) promove a Semana Mundial do Brincar e, em 2018, a iniciativa no Sesc tem como tema “Brincar de corpo e alma”. O
Sesc Vila Mariana preparou uma programação que acontece de 22 a 27 de maio, em diversos horários e recheada de atrações, como oficinas, contação de histórias e vivências para os pequenos conhecerem melhor seus sentimentos, além de música, cozinha criativa, criação de brinquedos com material orgânico e mãetine com pista de dança. As atividades são
gratuitas e para toda a família!
Acompanhe toda a programação:
- Sinto Muito Tudo Isso: Ixi! Bateu uma Tristeza – Contação e vivência com Cia. Tá na Boca do Conto, na Sala Corpo & Artes. As crianças irão criar um Emocionário, que é um dicionário das emoções. O grupo, acostumado a trabalhar os sentimentos em suas atividades, irá nomear algumas emoções, reconhecê-las e significá-las; além de pintar, colorir e enfeitar a obra. Cada criança poderá levar o seu para casa para junto com sua família continuar a preencher com os sentimentos e emoções. Dia 22, das 9h30 às 11h30; e dia 23, das 14h30 às 16h30. Livre para todos os públicos.
- Sinto Muito Tudo Isso: O que é que te falta? – Contação e vivência com a Cia. Tá na Boca do Conto, na praça de Eventos. Reúne três histórias que trabalham com o orgulho, a preguiça e a felicidade. Em seguida, o público participa da vivência “Dançando a felicidade”. Após uma conversa sobre como cada um sente e quais cores nos remetem a felicidade, as crianças serão convidadas a formar dois grupos para uma dinâmica. Ao fim, todos conversam sobre como é possível criar felicidade. Dia 24, das 17h às 18h30. Livre para todos os públicos.
- Sinto Muito Tudo Isso: Cadê o Medo que Estava Aqui? – Contação e vivência com a Cia. Tá na Boca do Conto, na Praça de Eventos. Aqui, as crianças poderão falar sobre o medo, coragem e vontade e, vão ainda, acompanhar a jornada de Comadre Fulôzinha, que irá se encher de coragem para enfrentar um personagem assustador para livrar uma amiga de uma tremenda enrascada. Depois, o grupo irá construir uma amarelinha dos monstros. Dia 26, sábado, das 15h às 16h30. Livre para todos os públicos.
- Sinto Muito Tudo Isso: Calma aí que Estou com Raiva – Contação e vivência com a Cia. Tá na Boca do Conto, na Praça de Eventos. A ideia é mostrar o que é raiva e como podemos fazer para nos acalmar. Na contação, o filho da chuva tem que lidar com a presença e a ausência da mãe que tem que chover em outros lugares, tendo que lidar com a raiva que começa a crescer dentro dele. Logo em seguida, as crianças irão aprender a construir um pote de calma e como podem usá-lo em situações de raiva para se tranquilizar. Dia 27, das 15h às 16h30. Livre para todos os públicos.
- Para brincar com Arte Orgânica – Oficina com Guilherme Blauth, na Praça de Eventos. A atividade irá ensinar como criar brinquedos e jogos fazendo uso de elementos da natureza como madeira e fibras orgânicas. Dia 22, das 13h às 14h30 e das 16h30 às 18h. Livre para todos os públicos.
- Brincadeiras com Arte Orgânica – Oficina com Guilherme Blauth, na Praça de Eventos. Acompanhados de instrutores, as crianças poderão montar esculturas naturais com peças de diferentes tipos de madeiras e formas, geométricas e orgânicas (Kablan), farão esculturas pendulares no Cipó Gigantes, montarão um circuito com peças de madeira e outros materiais naturais em que uma bola de madeira flui com a gravidade (Fluss) ou ainda, poderão brincar com marionetes de material orgânico e natural. Dias 23 e 25, das 9h às 10h30; dias 23 a 27, das 16h30 às 18h. Livre para todos os públicos.
- Hora de Musicar – Vivência com Clara Dum, na Sala de Atividades 3. Na atração, Clara Dum irá tratar a música como um meio de exploração do universo, incentivando bebês e crianças de até seis anos a usarem diferentes instrumentos, trabalharem a coordenação motora por meio de canções gestuais e expressão corporal, além de se deixarem levar ouvindo canções e brincadeiras que despertem o apreço pela música, além da interação com a linguagem. De 22 a 25, das 15h30 às 16h30. Voltada para bebês de colo e crianças até seis anos.
- Cozinha Criativa para Crianças – Oficina com Carol Danielle, no Foyer. Um momento para mostra que a hora da refeição também pode virar uma brincadeira. A atividade irá disponibilizar frutas, sanduíches naturais, sucos e hortaliças frescas para degustação e criação de um desenho comestível, estimulando paladar e criatividade por meio da nutrição. Dia 24, das 9h30 às 11h; dia 25, das 14h30 às 16h; dia 26 maio, das 11h às 13h. Livre para todos os públicos.
- Mãetine – Com DJs Rafa Jazz e Paula Mar, Praça de Eventos. Como a vida muda depois do nascimento dos pequenos, a atividade traz DJs que tocam rock, samba e soul, em uma infinidade de músicas que colocam os papais para dançar numa pista de dança, acompanhados dos seus filhos. Dia 27, das 11h às 14h. Livre para todos os públicos.