Uma nova oportunidade para quem não possui recursos para ingressar na Faculdade! Com o objetivo de incentivar e despertar o interesse dos alunos do ensino médio, o governo introduz o Provão Paulista.
A partir de novembro deste ano, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo dará início à implementação do Provão Paulista. Esse método dará a oportunidade de alunos do ensino médio da rede estadual ingressarem nas universidades públicas paulistas.
As universidades participantes dessa avaliação serão: USP, Unicamp, Unesp, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza. A USP já fez o anúncio de que abrirá vagas em todos os seus cursos. Por exemplo, a Faculdade de Medicina destinará 24 das suas 175 vagas por meio do Provão, enquanto a Faculdade de Direito do Largo São Francisco oferecerá 63 das 460 vagas.
A avaliação adotará o formato semelhante a de vestibular, com aplicação presencial monitorada nas escolas estaduais em uma única data. A prova consistirá de questões de múltipla escolha e uma redação.
Neste ano, os resultados dos exames serão aplicáveis para o ingresso de estudantes do 3º ano do ensino médio. A partir de 2024, a pontuação será acumulada a partir das provas realizadas durante o 2º e 3º ano do ensino médio. E a partir de 2025, será considerada a pontuação acumulada das avaliações ao longo das três séries do ensino médio.
Atualmente, na Unesp, das 980 vagas disponíveis, 343 serão reservadas para as cotas. Já na USP, que oferece 1,5 mil vagas, 555 serão alocadas para cotas raciais.”