Por Denise Oliveira
Criado em 16/02/23
Foto: Katerina Holmes/Pexels
As aulas já voltaram e, além dos materiais escolares, os pais têm outra preocupação: o que colocar na lancheira dos filhos?
Para o dia a dia dos pequenos, nutricionistas recomendam preparar uma alimentação rica em nutrientes, de preferência, colorida, que desperte a curiosidade nas crianças.
De acordo com a nutricionista Patrícia Viana Costa, o crescimento saudável das crianças depende diretamente de uma alimentação adequada.
Leia Mais: Volta às aulas: como acompanhar o desenvolvimento das crianças no Ensino Fundamental?
A especialista lembra que hoje, a obesidade é considerada um dos problemas de saúde mais graves do mundo. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estarão acima do peso e 700 milhões de pessoas com obesidade.
No Brasil, o cenário é preocupante. Nos últimos três anos, o índice da doença aumentou 72%. Entre 2008 a 2021, a taxa de obesidade infantil no país cresceu 70%, segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde.
O estudo também aponta que uma em cada dez crianças de até cinco anos está com o peso acima do ideal (7% com sobrepeso e 3% com obesidade).
Comer alimentos saudáveis é importante não só na hora do lanche, como também em todas as refeições do dia. No dia de ir ao mercado, evite levar as crianças, pois ela se encantam com as embalagens dos doces.
Uma das dicas da profissional é cozinhar mais com os pequenos, colocar a mão na massa, pois isso conecta a família e traz momentos de surpresa e felicidade. Também dá para abusar das cores no prato, isso garantirá uma variedade de nutrientes.
Segundo a profissional, algumas crianças tendem a recusar determinados alimentos após os dois anos. Para evitar que isso aconteça, os pais podem comer alimentos saudáveis na frente da criança, mostrando como são saborosos.
Leia Mais: Em forma com os Fitoons: aplicativo ensina as crianças sobre exercícios e alimentação saudável
Fazer as refeições em um lugar calmo e tranquilo também pode facilitar o processo de aceitação dos pequenos.
Outra dica da especialista é variar a preparação do alimento, pode se mudar o corte, a aparência e a textura, e sempre acrescentar algo novo, para que a criança se acostume.
Já para a nutricionista da Escola Canadense de Niterói, Maria Claudia Maieiro, o exemplo da rotina familiar é a melhor forma de introduzir bons hábitos alimentares na vida as crianças.
E, quanto mais cedo essas atitudes se iniciam, mais chances terão de obter sucesso no cardápio saudável das crianças.
Maria Claudia dá cinco dicas essenciais sobre como montar uma lancheira saudável para os pequenos:
Leia Mais: Volta às aulas: opções de lancheiras e squeezes para as crianças
Uma das receitas que faz sucesso entre os alunos da Escola Canadense de Niterói é o Geladinho de Frutas e Água de Coco, perfeito para saborear no verão. Confira a receita:
Leia Mais: Comida de verdade: Alimentação saudável nos primeiros mil dias da criança
Em um recipiente, misture a água de coco com o suco de uva. Em seguida, coloque as frutas cortadas em forminhas de picolé ou copinho descartável ou saco de sacolé, preenchendo 2/3 da capacidade do recipiente.
Complete as forminhas com a misturinha do suco e leve ao congelador por cerca de 30 minutos. Após esse período, retire as forminhas e coloque os palitos de picolé e deixe congelar por aproximadamente duas horas. Desenforme e sirva.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 16/02/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74