Após mais de 15 anos, o Zoológico de São Paulo volta a ser o lar de Pinguins-de-Magalhães, da espécie Spheniscus magellanicus, nativa da América do Sul. Quatro pinguins, vindos do Oceanic Aquarium em Balneário Camboriú, Santa Catarina, chegam para ocupar um espaço especialmente construído para eles. A partir deste sábado (22), os visitantes podem conhecer os novos habitantes do zoológico.
O novo ambiente foi cuidadosamente projetado para reproduzir as condições naturais dessa espécie. Inclui uma piscina com água salgada, tocas, fendas que imitam rochas e climatização adequada. O espaço conta também com obstáculos para exercícios, proporcionando um habitat rico em estímulos para os pinguins.
Os visitantes terão acesso a uma área educativa com a presença de educadores ambientais, que estarão disponíveis para fornecer informações detalhadas e responder perguntas sobre o comportamento e as curiosidades desses animais fascinantes.
Marina Somenzari, bióloga do Zoológico de São Paulo, explica: “Embora muitas pessoas associem os pinguins ao frio, esta espécie é adaptada a uma grande variação de temperatura, entre 7ºC e 30ºC. Durante o inverno rigoroso, migram para regiões mais quentes, incluindo o litoral brasileiro.”
Os pinguins-de-magalhães são encontrados na América do Sul, em países como Argentina e Chile. Durante a migração, são influenciados por correntes marítimas como a corrente das Malvinas.
Por terem se adaptado à vida marinha, esses pinguins perderam a capacidade de voar. Suas asas evoluíram para funcionarem como nadadeiras eficientes, e seus ossos são mais densos, facilitando o mergulho.
Apesar da associação com ambientes frios, os pinguins-de-magalhães regulam sua temperatura corporal graças à plumagem isolante e uma camada de gordura. Caso encontre um pinguim na praia, não o leve para a água gelada; comunique os órgãos ambientais para que especialistas possam avaliar a situação.
Os pinguins-de-magalhães medem entre 60 e 70 centímetros, pesam cerca de 5 kg e vivem, em média, até 25 anos. Os jovens são acinzentados, enquanto os adultos exibem uma coloração preto e branca com faixas definidas na lateral do corpo e cabeça. São monogâmicos, dividindo os cuidados com os ovos e filhotes. A fêmea geralmente busca comida enquanto o macho protege os filhotes no ninho.
Esses pinguins caçam em bandos e sua dieta inclui peixes, crustáceos e lulas.
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana - Atração fixa
Horários: das 9h às 17h, inclusive feriados
Preços: Preços: a partir de R$ 74,90 (inteira) e R$ 37,45 (meia-entrada) - Crianças até 4 anos não pagam. - Crianças até 4 anos não pagam.