Da Redação

Criado em 20/01/21

Fotos: Reprodução / Divulgação

Volta às aulas: plataforma permite checar se está tudo certo com a matrícula ou transferência dos alunos da rede estadual paulista

Compartilhe

Pais, responsáveis, alunos e professores poderão acessar as informações sobre a matrícula e a transferência dos estudantes da rede estadual paulista. A consulta pública, aberta pela Educação, tem o objetivo de reforçar a transparência e o compromisso com a sociedade durante o processo de reorganização escolar, prevista para entrar em vigor no ano letivo de 2016. Acesse aqui o sistema de consulta.

Para realizar a consulta na ferramenta online, basta informar o número do Registro do Aluno (R.A.). Após o preenchimento, os dados do estudante, o nome da escola atual e, em caso de transferência, o nome da unidade que ele irá frequentar em 2016 aparecerão na tela.

O R.A. pode ser fornecido pela escola ou consultado no Boletim Escolar, além de ser o mesmo número utilizado para acessar a Secretaria Escolar Digital. Caso não localize o R.A. de seu filho, basta consultar a carteirinha escolar ou procurar a unidade de ensino.

Por meio da consulta, os alunos e comunidades que frequentam as escolas que serão reorganizadas poderão obter informações sobre a transferência para as novas unidades. No entanto, vale lembrar que todos os estudantes matriculados na rede estadual, mesmo aqueles que estudam em unidades que não passarão pela nova organização, poderão realizar a consulta de seus dados de matrícula.

Neste sábado, 14 de novembro, estarão disponíveis os dados de todos aqueles que se enquadram no processo de reorganização. As informações dos demais estudantes, que não serão transferidos de escola, serão publicados gradativamente, à medida que as matrículas forem efetuadas. Por isso, a orientação para os pais desses alunos é checar o sistema novamente, até uma semana antes do início das aulas de 2016, ou verificar a situação da matrícula junto à escola, caso os dados ainda não estejam disponíveis na primeira consulta.

Transferência de escola

Entre os dias 18 e 25 de novembro, os alunos matriculados nas escolas da rede estadual paulista interessados em mudar de unidade poderão solicitar a transferência.

Se o motivo é a mudança de endereço residencial do aluno, o pedido deverá ser feito na própria unidade escolar e, automaticamente, ele será matriculado em uma nova unidade. Aqueles que serão transferidos devido ao processo de reorganização e não estiverem de acordo com a nova escola indicada, a orientação é realizar o pedido de transferência na unidade de interesse.

Para fazer a matricula é indicado que o aluno apresente a carteira de identidade, o telefone para contato e comprovante de residência atualizado.

Reorganização escolar

A partir de 2016, 754 escolas a mais atenderão um único ciclo de ensino. Com a reorganização, a Secretaria pretende oferecer ambientes de aprendizado mais adequados e melhorar a qualidade do ensino. No Ensino Médio, por exemplo, o desempenho de alunos que frequentam escolas de ciclo único é 28% melhor.

Com a medida, uma parcela dos alunos será realocada para novas escolas, indicadas de acordo com a proximidade da unidade que o estudante frequenta atualmente. Saiba mais.

 

FONTE: Seduc-SP

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 20/01/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74