Gratuito
Já foi
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo
Em 2023, a Virada Cultural, tradicional evento da cidade de São Paulo, tem como temática o pertencimento e conta com atrações em 16 unidades do Sesc e outros locais, realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Ao todo, serão oferecidos shows, espetáculos, exibições de filmes, vivências e outras atividades, tudo gratuitamente.
Leia mais: Semana Mundial do Brincar 2023: onde levar as crianças para se divertirem em São Paulo?
Baseado no livro “O Som das Cores”, do taiwanês Jimmy Liao, e em poemas de “O Livro das Imagens”, do tcheco Rainer Maria Rilke, a montagem traz a história de Lúcia, uma adolescente que, aos 15 anos, perde a visão.
É necessário reservar o ingresso através do site, a partir das 12h do dia 27 de maio ou
de forma presencial às 16h. Vale destacar que cada pessoa tem direito a 4 bilhetes.
A apresentação é um convite de imersão à cultura popular brasileira, ao deleite de boas estórias recheadas de brincadeiras, cantorias, mexer dos corpos e expressões.
“Abayomis são bonecas encantadas pretas que fazem parte do imaginário e das lendas Africanas. Através de músicas e canções da cultura popular, terão bonecas inéditas de pano, simbolizando as Abayomis.”
Em comemoração aos 18 anos do grupo, a banda revisita seus espetáculos musicais para criar um show inédito, recortado por cenas de teatro e circo num repertório variado, com canções contagiantes e hits para fazer crianças e adultos dançarem.
Uma banda formada por vários instrumentos de sopro, com uma seção de percussão. Eles irão tocar os clássicos da música infantil e popular (Sapo Cururu, Fui no Itororó, Cirandeiro, Fui ao Mercado e outros) no formato instrumental e andando pelo espaço do evento, fazendo todo mundo dançar e muito!
A apresentação é um convite de imersão à cultura popular brasileira, ao deleite de boas estórias recheadas de brincadeiras, cantorias, mexer dos corpos e expressões.
O espetáculo resgata as melhores músicas do lendário grupo de rock britânico Queen e exibe um show que diverte todas as gerações. Música, brincadeiras, contação de histórias, animações e muitas surpresas prometem encantar a criançada.
O show terá diferentes momentos para as crianças e adultos cantarem e reviverem sensações afetivas e gostosas conectadas com as canções da Palavra Cantada, que estão sempre presentes em diversos momentos do dia a dia.
Leia mais: Novo espetáculo do Palavra Cantada educa, ensina, desperta a curiosidade e respeita a infância
A fanfarra do grupo apresentará um show dançante e performático ao ritmo de cumbias instrumentais. Com uma pegada latina o grupo tem como apresentação principal a Cumbia, ritmo dançante da Colômbia propondo a releitura das cumbias clássicas além de composições próprias.
É chegada a hora de um show de rock de verdade para as crianças curtirem com toda a família. Durante a apresentação, o público conhecerá vários movimentos de rock, acenderá lanterninhas no escuro, cantará refrões inesquecíveis e vai poder brincar, pular, se divertir e entrar de vez numa boa bagunça.
Tudo isso com canções marcantes do repertório dos Beatles.
É uma banda de música infantil, que surgiu em 2017 e convida o público a entrar em um universo brincante das Cantigas de Roda e músicas autorais, com músicos e dois personagens Bob (um rato) e Cat (uma gata) divertidíssimos.
O projeto faz uma releitura das Cantigas de Roda com ritmos Brasileiros como: samba, frevo, maracatu, xaxado, etc.
Leia mais: Cursos de introdução à música para todas as idades tem inscrições abertas no Sesc de São Paulo
O repertório é composto por canções nos mais variados ritmos e estilos musicais, como chorinhos, reggaes, sambas, valsas, baiões, etc. Esse musical contará com, além dos músicos integrantes do grupo, a participação especial de 3 músicos convidados.
Com o bigode laranja mágico do Bita, as crianças são transportadas a um mundo de fantasia. Este é o pontapé inicial para o show do Mundo Bita: “A Semente da Diversão é a Imaginação”, e tem o objetivo de incentivar as crianças e suas famílias a explorarem o mundo maravilhoso da criatividade, com muita música e alegria.
Dedicado à primeiríssima infância, proporciona amplos cuidados, sob os aspectos físicos, emocionais, relativos ao vínculo, ao desenvolvimento e à interação.
Vivência brincante em que a criança pode experimentar esta ideia de quintal, seja do lado externo da casa, do Sesc, ou da escola. Algumas brincadeiras propostas: jardim de brincadeiras, morte e vida no quintal, artes no brincar quintaleiro e brinquedos da natureza.
Em meio ao lixo, tralhas e tudo mais que é descartado pela sociedade, cinco moradores de rua tentam subverter essa situação por meio do universo lúdico, no qual, suas figuras grotescas interpretam a si mesmas, utilizando-se de objetos, instalações, música e performance para recontar, a seu modo, o clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare.
Mistura diferentes linguagens como o teatro, dança, música, animação e tematiza a beleza e a riqueza da cultura negra.
O espetáculo infanto juvenil conta a aventura de Super Nagô, um menino que descobre seus poderes através de sua família. O Pequeno Herói Preto usa os conhecimentos de seus antepassados e da natureza para transformar a vida das pessoas.
A proposta é ofertar e aguçar as famílias a brincarem com música e registrarem essa brincadeira em telas pintadas com tintas naturais.
É necessário retirar os ingressos na bilheteria com 1h de antecedência.
A peça explora a temática da loucura inspirada em personagens como Arthur Bispo do Rosário e o Profeta Gentileza, além dos relatos da Doutora Nise da Silveira.
O espetáculo mostra que diferentes mundos e percepções coexistem, convidando o público de todas as idades a refletir sobre temas como medo, solidão e realidade versus imaginação em um espaço poético e simbólico.
É necessário reservar o ingresso através do site, a partir das 12h do dia 27 de maio ou
de forma presencial às 16h. Vale destacar que cada pessoa tem direito a 4 bilhetes.
O espetáculo vai começar, mas parece que as palhaças e palhaços estão mais perdidos do que nunca! Enquanto tentam preparar o palco, acabam desencadeando uma série de situações cômicas e desastradas. O público se diverte com as trapalhadas dos artistas, que usam muita criatividade e improviso para montar o show musical.
A criançada é convidada a criar uma pulseira com contas e miçangas coloridas.
Baseado nos kits de “recortar e montar”, comuns em almanaques e revistas, cada participante monta seu personagem e cria um “toyart” de papel baseado no modelo “Brincúbico Monstruoso”.
Ação composta por diversas estações que convida a criançada a brincar, criar e explorar, com diversos elementos naturais, como pedras, madeiras, conchas, penas, folhas, argila, areia, entre outros, descobrindo toda sua riqueza e diversidade estética e sensorial.
Recreação orientada em pirâmides de bambu é uma atividade em que a criança brinca e se diverte ao mesmo tempo em que se exercita.
As palhaças Brigite Margô e Begônia apresentam ao seu respeitável público esquetes cômicos baseados na tradição brasileira circense de picadeiro. A dupla cômica “Branco e Augusto” serve como ponto de partida para as relações criadas entre as duas que, em meio a muitas confusões e trapalhadas, divertem e encantam espectadores de todas as idades.
Show de variedades circenses apresentado pela Palhaça Rubra acompanhada de banda e outros artistas: números de acrobacia, mágica, malabarismo, equilibrismo e palhaçaria com uma turma da “pá virada”.
Espetáculo Araras de diversas cores que servem como metáfora para discutir sobre racismo.
É necessário reservar o ingresso através do site, a partir das 12h do dia 27 de maio ou
de forma presencial às 16h. Vale destacar que cada pessoa tem direito a 4 bilhetes.
A oficina começa com uma contação de história, que pode ser a “Lamparina de ouro” ou o “Gigante Egoísta” com bonecos de corda, que tem como cenário a estrutura de um grande livro. A partir daí, cada participante constrói seus bonecos para que conte suas histórias.
Os materiais usados são cordas, lãs, papéis, com técnicas simples, que tanto as crianças, como as famílias terão capacidade de construir.
É necessário pegar os ingressos na bilheteria do SESC Santana com 1h de antecedência.
O espetáculo que mistura os números tradicionais e elementos modernos, traz em suas exibições artísticas uma reflexão sobre a importância das artes circenses estarem em constante movimento mesmo diante de todas as dificuldades vividas pela classe circense nos últimos anos.
Histórias para brincar é um convite para brincar com as palavras. A cada encontro uma nova história que mistura contos da tradição oral, canções e a interação com público que marca as apresentações da dupla.
Ouvir histórias é uma forma de nos conhecer e aumentar o que sabemos das coisas e pessoas ao nosso redor.
Ocupação Mundo Giras tem um espaço de recreação durante todo o evento, bem como uma área de oficinas, contação de histórias, recreação e shows infantis.
Leia mais: Teatro infantil! Espetáculos em São Paulo para ir com as crianças
Ocupação Mundo Giras tem um espaço de recreação durante todo o evento, bem como uma área de oficinas, contação de histórias, recreação e shows infantis. social.
Ocupação Mundo Giras tem um espaço de recreação durante todo o evento, bem como uma área de oficinas, contação de histórias, recreação e shows infantis. social.
Ocupação Mundo Giras tem um espaço de recreação durante todo o evento, bem como uma área de oficinas, contação de histórias, recreação e shows infantis. social.
Primaverar trata-se de uma intervenção artística com performances circenses voltada para o público infantil e familiar que acontece num formato de festa e conta com várias performances.
A intervenção artística contará com uma série de performances, criando um ambiente de lazer, buscando que os munícipes compreendam que o espaço público também é um local de descontração e divertimento, é uma extensão de nossas casas.
Primaverar trata-se de uma intervenção artística com performances circenses voltada para o público infantil e familiar que acontece num formato de festa e conta com várias performances.
O Bloquinho Gente Miúda foi o primeiro projeto da Trupe, nasceu com a ideia de resgatar canções e personagens lúdicos que fizeram parte de suas infâncias e mesclar com ritmos brasileiros de carnaval.
O resultado é um bloco carnavalesco onde pais e filhos misturam as suas memórias musicais em uma grande festa para miudinhos de todas as idades.
“MPB – Música para brincar”, inicia uma viagem musical e transita entre os estilos da MPB, rock, reggae e bossa. Música para brincar é um espetáculo onde toda a família se diverte. Um show interativo, cheio de histórias, brincadeiras, dança e muitas músicas inesquecíveis!
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: varia conforme a atividade
Preços: Gratuito
Onde: Sesc 24 de Maio – Rua Vinte e Quatro de Maio, 109, República - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 3350-6300
site: ter.li/sesc24maio
Onde: Sesc Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119, Bela Vista - São Paulo - como chegar
site: sescsp.org.br/unidades/avenida-paulista/
Onde: Sesc Belenzinho – R. Padre Adelino, 1000, Belenzinho - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 2076-9700
site: sescsp.org.br/unidades/belenzinho/
Onde: Sesc Bom Retiro – Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 3332-3600
site: ter.li/SescBomRetiro
Onde: Sesc Campo Limpo – Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, Chácara Nossa Senhora do Bom Conselho - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 5510-2700
site: ter.li/sesccampolimpo
site: [email protected]
Onde: Sesc Itaquera – Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 2523-9200
site: ter.li/sescitaquera
Onde: Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579, Santana - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 2971-8700
site: ter.li/sescsantana
Facilidades:
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: varia conforme a atividade
Preços: Gratuito
Onde: Sesc 24 de Maio – Rua Vinte e Quatro de Maio, 109, República - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 3350-6300
site: ter.li/sesc24maio
Onde: Sesc Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119, Bela Vista - São Paulo - como chegar
site: sescsp.org.br/unidades/avenida-paulista/
Onde: Sesc Belenzinho – R. Padre Adelino, 1000, Belenzinho - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 2076-9700
site: sescsp.org.br/unidades/belenzinho/
Onde: Sesc Bom Retiro – Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 3332-3600
site: ter.li/SescBomRetiro
Onde: Sesc Campo Limpo – Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, Chácara Nossa Senhora do Bom Conselho - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 5510-2700
site: ter.li/sesccampolimpo
site: [email protected]
Onde: Sesc Itaquera – Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 2523-9200
site: ter.li/sescitaquera
Onde: Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579, Santana - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 2971-8700
site: ter.li/sescsantana
Facilidades:
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
28/09, 26/10, 09/11, 30/11, 21/12
Hoje tem
29/08 a 28/09
Hoje tem
Gratuito
15/08 a 12/09
Hoje tem
02/09 a 07/12
03/12 a 07/12
Hoje tem
11/07 a 28/09
Hoje tem
Gratuito
06/09 a 28/09
20/09
25/11 a 06/01
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 25/04/18. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74