Por Daya Lima

Criado em 26/08/21

Fotos: Reprodução / Divulgação

Vai viajar de ônibus com as crianças? Confira dicas e regras antes de pegar a estrada

Compartilhe

Para viajar com as crianças de ônibus, é necessário um cuidado redobrado dos pais e responsáveis. Antes de ir comprando as passagens e fazer as malas, um planejamento é fundamental, já que ficar horas na estrada pode ser cansativo para os pequenos. Confira uma lista com as principais dúvidas e dicas para ajudar a fazer uma viagem em família de forma tranquila. 

1 – Crianças pagam passagem?

Crianças de até seis anos incompletos não pagam passagem, elas podem viajar no colo dos pais e não podem ocupar uma poltrona. Mas mesmo não pagando, é importante levar a criança até o guichê, com a passagem impressa em mãos,  para fins de identificação. 

2 – Autorização e documentos necessários

De acordo com a Resolução N° 5.846, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT),   em território nacional, crianças e adolescentes menores de 16 anos desacompanhadas dos pais ou responsáveis, ou na companhia de tios, avós ou parentes de terceiro grau, precisam de uma autorização dos responsáveis legais para embarcar no ônibus. 

Viajar com uma criança não é tão simples, é necessário apresentar documentos que comprovem o grau de parentesco. Crianças que viajam com pais, irmãos ou parentes de até terceiro grau, devem apresentar certidão de nascimento ou documento com foto. Se o adulto não for parente do menor, é necessário apresentar no guichê uma declaração de próprio puho dos pais ou responsáveis legais, com firma reconhecida em cartório, ou autorização judicial. 

3 – O que fazer para deixar a viagem mais divertida?

Para os bebês, vale a pena levar um brinquedo adequado para a idade ou um mordedor, por exemplo. Já para as crianças maiores, um desenho animado no celular ou tablet já diverte os pequenos. Brinquedos e jogos escondidos também podem divertir os pequenos no meio do caminho, quando bater aquele tédio. 

4 – Pausa para o lanche

É sempre bom fazer refeições leves durante as paradas do ônibus ou dentro do veículo, para evitar que as crianças passem mal. Tenha sempre snacks, sanduíches, frutas, barras de cereal na mochila, além de água ou um suco para hidratar. 

5 – O que não esquecer de levar?

Durante viagens longas, alguns itens são indispensáveis. Além dos documentos pessoais das crianças e dos pais, é importante levar alguns remédios e cobertores ou manta para cobrir os pequenos, já que a maioria dos ônibus anda com o ar condicionado ligado e as temperaturas costumam ser baixas demais. 

Para as crianças de colo, prepare uma bolsa com todos os itens essenciais: fraldas, lenço umedecido, talco, pomada, mudas de roupas extras, mamadeira, leite, chupeta (se a criança usar), manta para cobrir, entre outros.  Separe roupas para usar no calor e no frio, caso a temperatura oscile durante a viagem. E uma muda de roupa extra, caso suje ou molhe.  

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 26/08/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74