Por Laércio Junior
Criado em 21/09/23
Foto: Divulgação/Pexels- Ivan Babydov
Viajar com cachorro pode ser uma aventura divertida ou uma dor de cabeça. Assim como nós não andamos sem a nossa identidade, também é muito importante que os nossos companheiros tenham algum tipo de identificação, como uma coleira contendo o nome dele, dos tutores e números de telefone.
Para eles, a identificação é importante porque infelizmente não podemos prever o que irá acontecer durante os dias fora de casa. Essa é uma das dicas a serem levadas em conta ao organizar uma viagem com o “melhor amigo do homem”. Dá uma olhada em outras recomendações a seguir.
Leia mais: Procurando comida boa e com belas paisagens? 4 lugares próximos no interior de São Paulo
Confira algumas orientações para que seu cachorro possa desfrutar de uma viagem tranquila e segura da melhor maneira possível:
Não temos certeza do que iremos encontrar durante a estadia: bichos, animais contaminados com algo ou algum parasita, substâncias tóxicas em vários lugares, pulgas, vermes… Por isso, é importante que o cachorro esteja com a vacinação em dia.
Vale destacar que é recomendado marcar uma consulta com o seu veterinário de confiança antes da viagem.
Seu o animal não tem costume de andar de carro e se esse for o meio de transporte da viagem, tente dar pequenas voltas com ele. Pode ser pela cidade mesmo, é claro, mas existem distâncias suficientes para fazê-los se acostumarem com o veículo, o espaço, o cheiro e entre outros.
Assim fica muito mais fácil controlar a ansiedade, agitação e comportamento deles num espaço bem menor do que o de costume e também com o movimento.
Leia mais: Viagem bate volta pertinho de SP: 5 cidades do interior para curtir com as crianças
Não faça nada com o seu cachorro, que não faria com um filhinho humano. Pode parecer exagero, mas a segurança vem sempre em primeiro lugar.
Vale destacar a importância da segurança não só do animal, mas de todos que estão no veículo. Afinal, o cão pode pular no motorista e atrapalhar a condução do carro, causando um transtorno ou mesmo ser arremessado para fora do veículo durante uma colisão.
Então, utilize uma cadeira ou um cinto adaptado, próprio para eles. Uma dica é que ele esteja preso a uma coleira peitoral e sempre bem ajustado de acordo com o tamanho do animal.
Não importa se o tutor consegue dirigir por horas a fio, ao viajar com um cachorro, é preciso atender às necessidades deles. Por isso, é necessário deixar o animal o mais confortável e menos angustiado possível. É preciso parar, respirar um pouco de ar livre e andar para que eles possam fazer as necessidades.
Uma dica importante é encontrar paradas onde eles possam ter acesso. A sugestão é procurar pelo nome da Cidade acompanhado do termo pet friendly e aproveitar a pausa.
Leia mais: Leia mais: O que fazer em Cotia com a crianças? Listamos 15 passeios como parques aquáticos e fazendinhas para levar a garotada nas férias escolares
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 21/09/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74