Da Redação

Criado em 23/03/20

Fotos: Reprodução / Divulgação

Vale a pena dar a vacina da gripe no meu filho?

Compartilhe

A vacina contra o coronavírus ainda não chegou para os pequenos, mas você sabia que uma forma de proteger as crianças é vacinando contra a gripe, influenza?

A vacina da gripe NÃO diminui o risco de contágio por coronavírus, mas ao estar em dia com a vacina, além de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem influenza na triagem de casos para Covid-19, a injeção evita que a gripe sobrecarregue o sistema respiratório. Sabe-se que o coronavírus tende a provocar complicações em quem está enfraquecido por uma doença ou carrega outros agentes infecciosos no corpo.

Na segunda, dia 12 de abril, inicia a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, as crianças fazem parte do grupo prioritário:

  • Primeira etapa – 12 de abril a 10 de maio: Crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde (25,2 milhões de pessoas).
  • Segunda etapa – de 11 de maio a 8 de junho: Idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas (32,8 milhões de pessoas).
  • Terceira etapa – de 9 de junho a 9 de julho: Demais grupos prioritários (21,7 milhões de pessoas).

Os meninos e meninas mais velhos podem tomar a vacina na rede privada, os valores variam de R$110 a R$140, dependendo o local. Já os bebes menores de 6 meses não podem tomar a vacina, a forma que são protegidos é através da vacinação das gestantes e puérperas (mulheres que acabaram de dar a luz). Ao receber a injeção, a mãe produz anticorpos contra os vírus da gripe, que então são repassados ao recém-nascido. Não é a toa, as duas turmas integram o público-alvo da campanha.

Apesar da campanha coincidir com a imunização contra o novo coronavírus, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação de duas vacinas simultaneamente, por falta de estudos. Mas, de acordo com a pasta, a prioridade deve ser a vacinação contra a Covid-19. Nesse sentido, o governo orienta que as pessoas do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covi-19 depois a da gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias.

Leia mais: Vacinação contra gripe: Crianças fazem parte do grupo prioritário da vacinação que começa dia 12 de abril

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 23/03/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74