Por Daya Lima
Criado em 09/05/22
Fotos: Reprodução / Divulgação
Está com a carteira de vacinação dos pequenos em dia? A vacina é a melhor forma de prevenir doenças, impedir casos graves, mortes e novas ondas de transmissões.
Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde continua a promover a imunização para todos os grupos etários. Atualmente, a capital tem algumas campanhas ativas que contemplam o público infantil, são elas: sarampo, poliomielite, gripe e Covid-19.
Durante as campanhas, os pais ou responsáveis devem levar os menores a um dos postos de saúde para que as crianças possam ter a situação vacinal atualizada e induzir seu sistema de defesa a produzir imunidade contra essas doenças, que podem provocar complicações graves.
Leia mais: Vacina contra a covid-19 em crianças. Veja o que se sabe sobre o assunto
É uma doença infectocontagiosa causada pelo morbillivirus, cujo contágio ocorre por meio de secreções respiratórias, transmitidas pela tosse, fala ou ar. A vacinação contra o sarampo está disponível para crianças de seis meses e menores de cinco anos. A aplicação desta vacina é feita somente nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas.
Também contagiosa, a poliomielite é uma doença causada pelo poliovírus. Conhecida como paralisia infantil, ela pode infectar tanto crianças quanto adultos, com transmissão por meio do contato direto com as secreções eliminadas pela boca ou fezes de pacientes infectados, além de alimentos e água contaminados.
O imunizante contra a poliomielite está disponível para crianças menores de cinco anos, sem histórico vacinal ou com esquema vacinal incompleto. Assim como a vacina contra o sarampo, o imunizante contra a poliomielite é aplicado apenas nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas.
A vacina contra o coronavírus está disponível para crianças de 5 a 11 anos de idade. As crianças de 6 a 11 anos de idade receberão a Coronavac, liberada para uso infantil pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)
Já o público de 5 anos de idade deve ser vacinado com a Pfizer pediátrica, assim como as crianças de 5 a 11 anos com imunossupressão. O público de 6 a 11 anos de idade com comorbidades será vacinado com o imunizante Coronavac.
No sábado (30/04), foi iniciada a imunização contra o vírus influenza, causador da gripe, em crianças entre 6 meses e 5 anos de idade.
Para crianças entre 5 e 11 anos de idade, a vacinação de sarampo e Covid-19 não deve ser aplicada simultaneamente, devendo ser priorizada a imunização contra Covid-19. Depois de 15 dias pode ser aplicada a vacina contra o sarampo.
Os endereços e horários de funcionamento das unidades podem ser consultados na página Vacina Sampa.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 09/05/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74