Por Viviane Porto
Criado em 16/08/23
Divulgação Canva
Cuidar da saúde e do bem-estar das crianças são prioridades incontestáveis para todas as famílias. Um ponto que pode agravar ainda mais essa preocupação é a de que algumas vacinas não são cobertas pelo SUS. Uma delas é a vacina para proteger contra a meningite B.
A vacina meningocócica B, é uma ferramenta poderosa de defesa contra a doença meningocócica invasiva, uma condição alarmante causada pela bactéria Neisseria meningitidis do grupo B. Esta doença pode provocar uma inflamação grave das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, o que é conhecido como meningite. Embora a meningite possa afetar todas as faixas etárias, as crianças menores de 05 anos enfrentam um risco maior de adoecimento.
Adolescentes e adultos jovens também não estão imunes a essa ameaça. Situações de surtos podem aumentar o risco de adoecimento nesses grupos. Portanto, a proteção contra a meningite B não deve ser considerada exclusiva para os mais jovens. É indicada para bebês acima de 2 meses a indivíduos de até 50 anos de idade.
Está em tramitação um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados, que visa incorporar a vacina contra a meningite causada pela bactéria meningocócica do tipo B no Programa Nacional de Imunizações (PNI). O PL de número 1286/23, atualmente em análise, propõe que o Ministério da Saúde determine o público-alvo, estratégias de vacinação e recursos necessários para implementar a medida.
O projeto tramita em regime de caráter conclusivo e passará pela análise das comissões de Saúde, Finanças e Tributação, além de Constituição e Justiça e de Cidadania.
As discussões em torno do PL 1286/23 refletem uma busca contínua por melhorias na saúde pública. A possibilidade de inclusão da vacina contra a meningite tipo B no Programa Nacional de Imunizações pode representar um avanço significativo na prevenção de uma doença que tem impactado a vida de muitas famílias.
Existem várias opções particulares para este tipo de imunização, uma delas é o Laboratório ISA. O valor desta vacina é de R$ 650,00 (valor por dose), e é administrada por via intramuscular e no mesmo dia da vacinação contra a Meningite ACWY, segundo recomendação médica.
Leitores do São Paulo para Crianças já garantem 15% de desconto (não cumulativo), por meio do cupom SPCRIANCAS15, tanto no valor individual como nos pacotes e ainda para todas as opções de serviços do Laboratório ISA.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 16/08/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74