Por Viviane Porto
Criado em 07/10/25
canva
Pais e responsáveis, atenção: a partir de ontem, 6 de outubro, crianças e adolescentes de até 15 anos já podem atualizar a caderneta de vacinação em todo o país. A campanha nacional de multivacinação 2025 oferece todas as doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação e segue até o dia 31 de outubro. Com mais de 6,8 milhões de doses disponíveis neste mês das crianças. Em São Paulo, o Dia D de vacinação, marcado para 18 de outubro, será uma oportunidade estratégica para que o máximo de crianças estejam protegidas contra doenças preveníveis.
A campanha inclui vacinas essenciais como BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Poliomielite inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C e ACWY, Influenza, Covid-19, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, DTP, Hepatite A e HPV.
O Ministério da Saúde reforça que as vacinas utilizadas são seguras e eficazes, garantindo proteção contra doenças graves que marcaram gerações passadas, como paralisia infantil e meningite. Segundo o órgão, de 2022 a 2024 houve aumento de 17% na imunização de crianças menores de dois anos contra a pólio e crescimento de 40% na cobertura da tríplice viral.
Para alcançar pais e responsáveis, o aplicativo Meu SUS Digital fará chamadas com expectativa de atingir 40 milhões de pessoas, permitindo acompanhar a situação vacinal, prever próximas doses e atualizar a caderneta digital em tempo real. O app está disponível para web, iOS e Android, e exige conta Gov.br para acesso.
O Dia D de vacinação ocorrerá em 18 de outubro, com horário especial nos postos de saúde de todo o país, incluindo São Paulo, garantindo maior mobilização e cobertura vacinal.
A campanha faz parte de um esforço contínuo de recuperação vacinal no país. Além de proteger contra o sarampo — que registra crescimento de casos na América do Norte —, as doses estão disponíveis para pessoas de 12 meses a 59 anos, ampliando a imunização e reduzindo riscos de surtos.
A iniciativa também recebe apoio financeiro: R$150 milhões foram repassados para estados e municípios organizarem as ações locais, garantindo ampla disponibilidade das vacinas.
1. Quem pode se vacinar na campanha?
Crianças e adolescentes de até 15 anos, e pessoas de 12 meses a 59 anos para vacinas como a tríplice viral.
2. Onde posso vacinar meus filhos em São Paulo?
Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Postos funcionam normalmente, com atenção especial no Dia D.
3. As vacinas são gratuitas?
Sim, todas as doses disponibilizadas na campanha são gratuitas.
4. Como acompanhar a caderneta de vacinação?
Pelo aplicativo Meu SUS Digital, disponível para web, iOS e Android. É necessário ter uma conta Gov.br.
5. Qual é o melhor momento para vacinar?
Todos os dias são dias de vacinação nas UBS, mas o Dia D, em 18 de outubro, é recomendado para garantir que a criança não perca nenhuma dose.
Fonte: Agência Brasil
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 07/10/25. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74