Da Redação

Criado em 10/04/19

Fotos: Reprodução / Divulgação

Cuide da saúde da sua família! Vacinação contra gripe já começou

Compartilhe

A 22ª campanha de vacinação contra Influenza, o vírus da gripe, teve início hoje, 10 de abril, e os postos de saúde da capital já estão atendendo os primeiros grupos definidos pelo Ministério da Saúde, formados por pessoas mais propensas a desenvolver complicações causadas pelo vírus.

Para se vacinar, é preciso levar documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação e cartão SUS até a unidade mais próxima da sua casa.

ATUALIZAÇÃO: a partir do dia 3 de junho, quem não faz parte dos grupos prioritários da campanha de vacinação contra a gripe poderá receber a dose nos postos de saúde gratuitamente. A meta é vacinar 90% do público-alvo, formado pelos grupos prioritários, mas o balanço divulgado aponta que no Estado de São Paulo esse índice chegou apenas a 73%. Por isso, as doses que “sobraram” estão disponíveis para toda a população (até durarem os estoques). A informação foi divulgada  pelo Ministério da Saúde.

Confira quem deve tomar a vacina:

  •  A partir de 10 de abril – gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz até 45 dias após o parto) e crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade;
  • De 22 de abril até 31 de maio (data prevista para o término da ação) – serão incluídos os demais grupos: trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais de idade, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, professores (escolas públicas e privadas), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Atenção: no sábado, dia 4/5, das 8h às 17h, a prefeitura de São Paulo realizará uma grande mobilização em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade para vacinar a população contra o vírus da gripe. Quem fizer parte dos grupos de risco basta procurar o postinho mais perto de casa.

Durante todo o período da campanha, ocorrerá a atualização da caderneta de vacinação de crianças, gestantes e puérperas.

A ação acontece anualmente, pois a proteção oferecida pela vacinação é de aproximadamente um ano e a dose é oferecida nos meses que antecedem o inverno, quando a circulação do vírus é maior. Em 2018, a cobertura entre os chamados grupos elegíveis foi de 81,5%. A meta é chegar a 90% de adesão. As informações são da Prefeitura de São Paulo.

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 10/04/19. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74