Gratuito
Já foi
Fotos: Reprodução / Divulgação
Em tempos de pandemia, aos poucos, o turismo vai voltando a respirar. O Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) autorizou a reabertura para visitação de alguns parques nacionais observando todas as medidas de prevenção contra a Covid-19. São eles: Aparados da Serra e Serra Geral (ambos no Rio Grande do Sul), o de Brasília e o de Foz do Iguaçu (no Paraná).
É muito importante ressaltar que a abertura depende de como a região tem controlado a epidemia, portanto, alguns parques podem acabar fechando sem aviso prévio. A retomada das atividades nesses locais será gradual e deverá respeitar as determinações de governos estaduais e municipais. A população também deverá seguir medidas de proteção, como uso de máscara facial e álcool 70%. Por causa da pandemia, a visitação pública nas unidades de conservação foi suspensa em março.
Leia mais: Viagens: autorização para crianças e adolescentes viajarem desacompanhados poderá ser eletrônica
No Parque Nacional de Brasília, por exemplo, os visitantes deverão respeitar o espaçamento mínimo de dois metros entre eles; e há a limitação, na primeira fase, de 300 pessoas por dia. Nos parques nacionais do Rio Grande do Sul, o número de visitantes também foi reduzido até o limite de 40% de sua capacidade de público, observando o distanciamento entre as pessoas. A venda de ingressos e os agendamentos devem ser feito de forma on line.
E no Paraná, o Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as famosas cataratas, os cuidados também foram redobrados. Na primeira fase de reabertura, as visitações ocorrem de terça feira a domingo, das 9h às 16h. E, todos os dias, o local passa por um processo de sanitização para oferecer mais proteção aos turistas. A venda dos ingressos também é apenas on-line e há limitação de público por horário para manter o controle e o distanciamento entre as pessoas.
“Vamos continuar com essa reabertura gradual das visitações nas unidades de conservação federais, porém, nós precisamos observar uma série de condicionantes para isso de uma maneira bastante segura”, disse o diretor do ICMBio.
Segundo ele, é preciso observar as regionalidades em todo país para reabertura dos locais. “Nós consultamos a cada um dos estados e municípios para saber quais são as condições locais; e, logicamente, recebermos um sinal positivo para proceder com a reabertura das visitações”, acrescentou.
Algumas das regras estabelecidas pelo ICMBio, segundo o Ministério do Meio Ambiente, são:
Resorts e parques aquáticos
Resorts e parques aquáticos também se preparam para o retorno das atividades aqui no Brasil. Segundo o Ministério do Turismo, protocolos de segurança e de saúde têm sido o norte para a gradual e responsável reabertura dos principais segmentos turísticos no Brasil.
Entre as mudanças previstas, estão a realização do check-in de forma online e o uso obrigatório de máscaras em todos os ambientes sociais dos empreendimentos. O setor também trabalha com a possibilidade de uso de pulseiras de aproximação, em substituição aos cartões de acesso aos quartos.
As piscinas, restaurantes e demais áreas de lazer também teriam procedimentos próprios para evitar aglomerações e garantir segurança sanitária. Os restaurantes podem oferecer espaços especiais para as famílias garantindo o contato mínimo entre os hóspedes e assegurando a proteção aos funcionários; e, ao invés de self-service, os pratos seriam disponibilizados em serviços à la carte.
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Preços: Gratuito
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Preços: Gratuito
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Hoje tem
06/08 a 20/12
01/11
26/08 a 30/01
13/09
12/10
Hoje tem
Gratuito
25/08 a 08/09
Hoje tem
15/08 a 31/10
25/11 a 06/01
26/09
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 11/08/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74