Ter contato com a natureza é fundamental para que as crianças tenham um desenvolvimento saudável. No entanto, a rotina da capital nem sempre permite que as famílias tenham acesso a esse tipo de atividade. Mas para quem está disposto a viver uma experiência totalmente diferente daquilo que estamos acostumados, vale a pena conhecer a “Trilha da Vida”, um trilha sensorial pelo Parque Ecológico do Guarapiranga em que o percurso é feito com os olhos vendados com o auxílio de monitores. A atração é gratuita e voltada para todas as idades!
O objetivo da trilha é fazer com que os participantes tenham um contato maior com a natureza e explorem seus outros sentidos ao realizar o percurso com os olhos fechados. O caminho também é percorrido com os pés descalços. Não é obrigatório, mas o interessante desta atividade é ter o maior contato possível com a natureza, percebendo a diferença das sensações sentidas no contato dos pés e das mãos com o meio.
O trajeto é curto e não exige esforço físico dos visitantes, portanto podem participar pessoas de todas as idades. Caso os pais não queiram fazer a trilha, as crianças podem fazer sozinhas com os monitores. Mas o legal mesmo é realizar a atividade em família e poder trocar as experiências conquistadas. Antes e depois da trilha, é feita uma roda de conversa para que todos possam compartilhar o que sentiram durante a atividade. No total, a atração dura cerca de 2h.
O percurso pode ser feito com qualquer tipo de roupa, mas a recomendação dos monitores é que os visitantes usem trajes leves. Neste calor, não esqueça também de proteger as crianças com protetor solar e repelente para insetos.
Para participar da “Trilha da Vida”, entre em contato com o Parque Ecológico do Guarapiranga pelo telefone (11) 5517-6707 ou no e-mail [email protected] e agende a visita. As turmas podem ser formadas por familiares, amigos, grupos escolares, entre outros. O limite é de até 15 pessoas.
O Parque Ecológico do Guarapiranga fica localizado no Jardim Riviera, Zona Sul de São Paulo, e foi inaugurado no ano de 1999 com o objetivo de preservar a fauna e a flora da região. O local possui uma área de 250 hectares com trilhas, uma biblioteca, o Museu do Lixo e o núcleo de Educação Ambiental.
“Trilha da Vida”
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana e é gratuito! - Atração fixa
Horários: mediante agendamento
Preços: Gratuito