Se você suspeita ter sido infectado com o coronavírus, aproveite essa oportunidade! O Shopping SP Market foi escolhido para sediar a testagem gratuita da Covid-19, realizada pelo Instituto Butantan. A ação, que inicialmente iria até o dia 3, acontece até o dia 10 de agosto e é aberta para toda a comunidade da cidade de São Paulo.
O exame utilizado é o PCR e não é necessário marcar horário, já que será realizado por ordem de chegada no esquema “Drive-Thru”, sem precisar sair do veículo. O horário de atendimento é das 8h às 17h, mas como o número de testes é limitado, é muito provável que eles acabem bem antes do horário! Serão atendidas 200 pessoas por dia até o dia 5 de agosto, e de 5 a 10 de agosto serão 400 testes por dia. A testagem dura 20 minutos.
A ação é um piloto e voltada a pessoas assintomáticas para detectar a presença do vírus, ou seja, o exame irá verificar se a pessoa está com infecção em fase aguda. Será permitida a entrada apenas de carros de passeio, com limite de 4 pessoas testadas por veículo. Os participantes preencherão um formulário e terão amostras das narinas e garganta coletadas por uma equipe de técnicos do Butantan para análise no laboratório do próprio Instituto. Após a coleta, os resultados serão enviados em até 72 horas por e-mail.
“Existe uma orientação da Organização Mundial da Saúde para se fazer o maior número de testes possível. E o Butantan vem trabalhando intensamente neste intuito, coordenando a Plataforma de Laboratórios para Diagnóstico de Covid-19 no Estado de São Paulo, realizando ações de testagem em populações vulneráveis, entre outras. Esta que estamos iniciando agora ainda é um piloto, mas visa democratizar o acesso ao teste. Se essa experiência demonstrar sucesso, pretendemos ampliá-la”, afirma o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.
O Instituto Butantan é referência na realização de testes diagnósticos do novo coronavírus no Estado de São Paulo. Desde abril, coordena a Plataforma de Laboratórios para Diagnóstico de COVID-19, responsável pelo processamento de exames PCR da rede pública estadual de saúde, apoiando inclusive outros estados. Também coordena um programa de testagem em populações vulneráveis, como indígenas e comunidades periféricas, por exemplo, além de algumas categorias do funcionalismo público com o objetivo de combater a disseminação do vírus nestes grupos.
Leia mais: Triste! Após reabertura e novos casos de COVID-19, escolas voltam a ser fechadas na China
Drive-thru de exame PCR para Covid-19
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: das 8h às 17h (as senhas podem acabar antes)
Preços: Gratuito