Crianças sem aulas… a gente sabe que o uso dos aparelhos eletrônicos como tablets, celulares e videogames aumenta muito. Mas esses aparelhos acumulam muitos fungos, bactérias e vírus e nem sempre são higienizados com a frequência e da forma correta. E podem ser agentes de transmissão do coronavírus. Então, antes de dar o celular na mão da criançada, crie uma rotina de limpeza diária para os aparelhos eletrônicos.
Mas atenção: você não pode usar água e sabão, álcool (70 ou em gel), cloro nem água sanitária para essa limpeza, pois pode danificar o aparelho. Isso quer dizer que é eficaz contra o vírus, mas pode ser prejudicial ao smartphone.
Os lenços de limpeza assim como os sprays, vendidos em lojas de eletrônicos, removem a gordura, mas não são capazes de destruir o vírus. O que você deve fazer então?
Confira a seguir o passo a passo com as orientações dos infectologistas do Instituto Emílio Ribas e das montadoras de smartphones (Samsung, Asus, Apple e Motorola). Fazendo essa rotina duas vezes ao dia você mantem os eletrônicos seguros sem danificar os circuitos e deteriorar o equipamento durante o processo de limpeza!
Como limpar no celular, tablet e eletrônicos contra o coronavírus:
Dica: a Xiaomi aconselha que o celular seja ligado somente após cinco minutos de limpeza.
Torne a limpeza dos celulares e eletrônicos de sua casa um hábito de toda a família, e mantenha mesmo quando passar a pandemia. Para se ter ideia, um estudo do National Center for Biotechnology Information, encontrou em média 17 mil bactérias em celulares de estudantes do ensino médio nos Estados Unidos.
*Com informações: NYT, Ministério da Saúde, OMS, Apple, CDC e Business Insider,