Quarentena com teatro, sim! O Palavra Z Produções Culturais já apresentou espetáculos teatrais online no fim de semana passado, agora retorna com mais espetáculos para adultos e crianças, confira a programação! O acesso é feito através do link disponibilizado no site da Palavra Z, www.palavraz.com.br.
Programação infantil:
- Patrícia Piolho | Sexta, 27 de março, disponibilizado das 10h às 17h: a peça narra o drama de uma menina do interior que chega à cidade grande e busca aceitação na turma do novo colégio. Logo no primeiro dia de aula, em meio a esse desafio, ela conhece o inseto mais temido na infância, o piolho, motivo de bullyng, mas que para sua surpresa, acaba sendo seu melhor amigo.

- A Pequena Vendedora de Fósforos | Sábado, 28 de março, disponibilizado de 10h às 17h: um conto do poeta e escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, com a adaptação de Denise Crispun e direção de Lúcia Coelho, é a história de uma menina que para sobreviver, ajuda sua família vendendo fósforos. Num dia frio, de uma noite de Natal, ela acende um dos palitos para aquecer seu corpo e quem sabe,também sua alma. Cada fósforo que acende faz com que ela se depare com a vida que nunca teve: brinquedos, uma bela refeição, a presença de uma família, até o último fósforo, que traz de volta o desejo de rever a sua querida avó, já falecida.

- Marrom, nem preto, nem branco? | Domingo, 29 de março, disponibilizado de 10h às 17h: com 55 minutos de duração, a peça inspirada na menina Lorena de Melo Schaefer, conta a história de Linda, uma menina que não entende o conceito de raça, só de cor. Filha de pai alemão e mãe negra, ela se acha marrom, após inúmeras situações que apontam as desigualdades, ela decide fugir em busca de sua identidade a procura de um lugar onde todos são iguais.

Programação adulto:
- Carta de um Pirata | Sexta, 26 de março, disponibilizado das 18h à 00h: um pirata escreveu uma carta para a mãe há muito tempo, e o ator traz essa carta para o palco utilizando pra isso o essencial (corpo, voz, sensibilidade), de maneira a explorar todas as suas nuances, que vão do humor genuíno ao inconformismo radical, fazendo da peça uma Comédia Inconformada.

- A Lenda do Sabiá | Sábado, 27 de março, disponibilizado das 18h à 00h: musical, que contou com a benção de Ariano Suassuna, apresenta a Cia Os Aborígenes de Teatro e seus dez atores músicos que, em rima, contam a lenda de Sabiá – sanfoneiro que é acusado injustamente por um crime e, em um vivaz realismo fantástico, volta à vida transfigurado em um homem pássaro. O espetáculo, que tem suas raízes na literatura de Cordel, é uma comédia que fala sobre o Brasil e faz um tributo a romancistas que são referência ao retratarem o folclore e o regionalismo do país – Mário de Andrade e Ariano Suassuna, e seus personagens, como Macunaíma e João Grilo. Bem como o compositor Luiz Gonzaga, dentre muitos outros autores brasileiros.

- Um Ensaio Sobre Amaro | Domingo, 29 de março, disponibilizado das 18h a 00h: um ensaio sobre a tristeza, que se desenvolve no exato instante em que um ator nega os seus próprios sentimentos se vê obrigado a reensaiar o seu personagem mais triste: Amaro. O ator e o personagem entram juntos em cena para travar um embate entre a melancolia e a euforia, a lealdade e o desapego, a aceitação e a necessidade de mudar. O ator, Eduardo Rios, usa como recursos principais um forte trabalho físico e um dinâmico tempo cômico para, sozinho, dar vida a um inquieto e filosófico dilema entre as facetas que habitam um mesmo ser. Brincando entre linguagens teatrais extremas, o espetáculo aposta na mescla entre dança, teatro de máscaras, manipulação de objetos, música e ilusionismo para convidar o público a uma conversa com a tristeza em tempos em que ela não é mais ouvida.
