Por Daya Lima
Criado em 10/05/21
Fotos: Reprodução / Divulgação
O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou na última sexta-feira (07) a prorrogação da fase de transição do Plano SP por mais duas semanas. O prazo deve se estender até o dia 23 de maio e incluiu algumas mudanças no horário de funcionamento e taxa de ocupação do comércio. As novas medidas foram adotadas devido a uma queda nos números de internações e óbitos por Covid-19 nos hospitais.
São Paulo já está pela terceira semana na fase de transição, que foi implementada como uma forma de evitar o aumento no número de casos que poderia ser provocado pela mudança da fase vermelha para a amarela.
“O Centro de Contingência recomenda agirmos com responsabilidade, cautela e realizando uma abertura gradual e segura da nossa economia para evitar qualquer novo pico da Covid-19 no Estado de São Paulo”, afirmou Dória durante coletiva de imprensa.
O que abre?
O comércio segue liberado com ampliação no horário de funcionamento, agora das 6h às 21h. A medida é válida para bares, restaurantes, salões de beleza, atividades culturais, academias, entre outros setores de serviços. A capacidade de ocupação dos estabelecimentos também foi ampliada de 25% para 30%.
Os parques estaduais e municipais podem funcionar todos os dias, das 6h às 18h. E o toque de recolher segue valendo das 21h às 5h. Atividades religiosas como cultos e missas também estão liberadas.
Novas regras da Fase de Transição do Plano SP (Crédito: Governo do Estado de São Paulo)
Taxa de ocupação
De acordo com dados do governo de São Paulo divulgados ontem (09), a taxa de ocupação nas UTIs é de 78,6% no estado e 76,7% na Grande São Paulo. Atualmente, há 21.298 pacientes internados, sendo 9.944 em unidades de terapia intensiva e 11.354 nas enfermarias, o que representa uma queda de 24% em relação ao número de hospitalizados no mesmo período em abril.
São Paulo já ultrapassou a marca de 3 milhões de casos de COVID-19 e mais de 100 mil mortes. No total de casos, 2,6 milhões de pacientes já estão recuperados e 309 mil receberam alta hospitalar. Em todo Estado, 8,6 milhões de pessoas já receberam a primeira dose da vacina e 4,7 milhões foram imunizadas com a segunda dose.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 10/05/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74