Fotos: Reprodução / Divulgação

Ao vivo: SP chega ao platô de casos de coronavírus e governo reabre parques verdes a partir de 13 de julho e de diversão em 12 de outubro

AO VIVO!! SÃO PAULO CHEGA AO PLATÔ DE CASOS DE CORONAVÍRUS!!! O Governador de São Paulo, João Doria, apresenta neste momento em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes que a curva de contágio se estabilizou  em SP, fala do status dos casos e como fica a abertura em SP! “Depois de um longo período enfrentando o pico, estamos entrando em um platô da evolução da doença. Isso significa atenção redobrada para mantermos o platô”, afirmou o governador.

O Estado de SP registrou mais 9.395 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, fazendo o total de infecções confirmadas chegar a 359.110 registros. Já o número de mortes pela doença foi para 17.442 nesta sexta-feira, com 324 óbitos a mais desde quinta-feira.

De acordo com o epidemiologista Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, a evolução do mapa, de acordo com a classificação de risco das regiões, está satisfatória. “Um progresso que é gradual e mostra a direção para a qual estamos caminhando”, afirmou.

Ele destacou a atenção necessária para evitar um novo crescimento abrupto de casos, a chamada “segunda onda.” “É uma preocupação internacional, que tem sido observada em outros países e cidades que tiveram seus processos de reabertura e retomada de atividades, sempre há um risco, mas tudo indica que estamos andando de forma muito segura em relação a isso aqui no Estado de São Paulo”, analisou Menezes.

Confira as principais informações anunciadas hoje:

– Reabertura dos parques verdes estaduais: a partir de segunda-feira, 13 de julho,  70 parques, entre eles Ibirapuera e Carmo, serão reabertos.
– Reabertura dos parques de diversão no Estado de SP a partir de 12 de outubro

– Teste da vacina começa esse mês em SP

– Casos de Covid-19 regrediram em SP, no litoral e no interior nas últimas semanas

– Prorrogação da quarentena em SP até 30 de julho

– Pessoas do grupo de risco não devem sair de casa
– Agradeceu às mulheres, por “serem as grandes protetoras”. “Graças a força da mulher estamos conseguindo esse índice de isolamento”, afirmou.
– Taxa de isolamento no Estado está em 45%

Apesar de renovar a quarentena até 30 de julho em todo o estado, o anúncio de hoje representa o maior afrouxamento da quarentena no Estado desde maio. Segundo o governador, a nova fase marca gradualmente e de forma segura, o retorno à normalidade. “Uma fase que resgata a esperança”, afirmou Dória.

Situação do Plano São Paulo por região

Ele apresentou o mapa de atualização dos níveis de classificação atribuídos às diferentes regiões do Estado dentro do Plano São Paulo, que prevê a retomada das atividades econômicas de forma gradual e a partir de critérios técnicos.

As regiões de Araçatuba, Campinas, Franca e Ribeirão Preto permanecem com o grau de restrição máxima, em que só o comércio essencial é autorizado a funcionar. Todo o restante do Estado poderá liberar o funcionamento de lojas de rua e shoppings, além de imobiliárias, concessionárias e escritórios, a partir da próxima segunda-feira, dia 13.

Barretos, Presidente Prudente, Bauru, Sorocaba e Marília estavam com liberação apenas dos serviços essenciais, a fase “vermelha”, e agora foram reclassificadas para a fase “laranja”, em que poderão retomar o comércio de rua, shoppings, concessionárias e imobiliárias. As duas primeiras estavam na fase laranja havia quatro semanas.

Já as regiões de Registro, da Baixada Santista e o parte da Grande São Paulo, que estavam na fase “laranja”, entraram na fase “amarela”, a mesma em que está a capital, quando bares, restaurantes e academias de ginástica podem voltar a funcionar.

As atuais fases da quarentena estão em vigor desde 29 de junho, quando foi feita a segunda reavaliação das classificações.  A restrição de acesso a estabelecimentos comerciais e o veto a eventos públicos ou privados com aglomerações está em vigor em todo o Estado desde o dia 24 de março, e por seis vezes o Governo prorrogou a quarentena com o objetivo de reduzir a velocidade de contágio do coronavírus e garantir que o sistema de saúde mantenha a capacidade de atendimento nas redes pública e privada.

O governador comemorou o fato de SP não tido um colapso no sistema de saúde. “Na capital e Grande SP estamos reduzindo o número de mortos. O sistema de saúde público está preparado, não há nenhuma cidade acima de 80%, 75% na média, de leitos ocupados. Não tivemos, não temos e não teremos colapso na saúde”, afirmou.

Sobre os impactos econômicos, o governo informou que está elaborando o plano “Retomada 21/22”, que em breve será divulgado. O Estado de SP representa 35% da economia brasileira. “Serão anos difíceis, mas de recuperação e oportunidade. Toda crise traz oportunidade”, afirmou Dória.

Reabertura dos parques e do setor entretenimento 

A partir de 13 de julho, 70 dos 108 parques municipais de São Paulo, fechados desde 21/3/20, estarão abertos ao público de segunda a sexta, das 10h às 16h. O Parque do Carmo e o Ibirapuera terão um horário diferente – abrem das 6h às 16h. Aos sábados e domingos os parques vão permanecer fechados.

Ao todo, são 59 parques urbanos e lineares (que ficam nas margens de cursos d’água), cinco parques naturais e seis áreas de preservação. A decisão não vale para o programa Ruas Abertas, que inclui a Paulista Aberta, e o Parque Minhocão, que serão retomados apenas quando os parques forem reabertos aos finais de semana. Segundo o prefeito Bruno Covas, o Ruas Abertas gera muita aglomeração, tem vários pontos de entrada e, portanto, o controle da quantidade de pessoas é mais difícil.

Os parques Trianon e Guarapiranga seguem fechados, mas a Secretaria Municipal do Verde vai analisar o cumprimento do protocolo de retomada e a partir daí será avaliada a possibilidade de ampliação do horário de funcionamento dos parques e da reabertura de outros parques.

A entrada será limitada a 40% da capacidade, o uso de máscara é obrigatório e os playgrounds e espaços de esportes coletivos continuam fechados. Os parques com grandes gramados terão marcação de espaços indicando o distanciamento social recomendado.

As atividades individuais autorizadas são caminhadas, corridas e andar de bicicleta. Os bebedouros estarão interditados e alguns banheiros também. Em alguns parques serão instalados banheiros químicos. Os permissionários dos parques poderão reabrir seus negócios, como lanchonetes e restaurantes, seguindo protocolos de atendimento.

Confira aqui a lista de parques que reabrem a partir do dia 13 de julho nas cinco regiões da cidade e quais são os 38 parques que seguem fechados.

Vale ressaltar que o  Zoológico de SP segue fechado. Contudo, o parque já se prepara para a reabertura. No Zoo, tapetes especiais vão desinfetar a sola dos calçados na entrada do parque e funcionários vão medir a temperatura dos visitantes. Pelo parque estão sendo instalados pontos com álcool em gel , e terá um protocolo de controle de aglomerações, que inclui orientadores de público espalhados pelo parque pra garantir o cumprimento dessas normas sanitárias.

Na semana passada, no dia 3 de julho, o governo anunciou que cinemas, teatros, salas de espetáculo, museus, galerias, bibliotecas, acervos e centros culturais, espaços e eventos com público sentado poderão reabrir na fase amarela, na qual a cidade de São Paulo e a região do ABC já se encontram, então se a fase se manter por 28 dias consecutivos, a partir de 27 de julho.

Para isso o setor deverá seguir este protocolo, que inclui compra de ingresso antecipada e online, capacidade limitada a 40% da ocupação, funcionamento de até seis horas diárias, assentos marcados e com distanciamento de 1,5 metro, uso obrigatório de máscara, horários pré-agendados, suspensão do consumo de alimentos e bebidas e controle de entrada. Já os eventos culturais com público em pé só poderão acontecer na fase verde. Para isso, essas atividades precisarão ter 60% de lotação máxima, com público distante a 1,5 metro, uso de máscara, compra antecipada, controle de acesso e, também, adoção de protocolos gerais e específicos.

Nesta semana, no dia 6 de julho, ouve a reabertura dos restaurantes, bares e salões de beleza. O protocolo desse setor incluem triagem rápida e diárias dos funcionários, seis horas de funcionamento podendo funcionar apenas até as 17h e redução de 40% de sua capacidade máxima. Os ambientes devem ser abertos e ventilados.

Também foi anunciada a antecipação da abertura de academias, cujo decreto saiu hoje. Elas podem reabrir com 30% da capacidade total, uso obrigatório de máscaras, funcionamento por seis horas, necessidade de agendamento, limpeza de equipamentos ao menos três vezes ao dia e estão permitidas apenas as práticas individuais. O uso dos vestiários estão suspensos.

Retomada do campeonato paulista

No último dia 8 de julho o governo anunciou a volta do Campeonato Paulista de futebol para o dia 22 de julho. Os jogos devem ocorrer somente em cidades que estão na fase amarela do Plano São Paulo e sem presença de torcidas nos estádios.  

A autorização foi aprovada pelo Centro de Contingência para o Coronavírus em conjunto com a Federação Paulista de Futebol (FPF) e vai seguir um protocolo apresentado ao comitê pela FPF.

A previsão é que a final seja disputada possivelmente no dia 8 de agosto, sábado. Segundo Doria, há um acordo para que o Campeonato Brasileiro retorne em 09 de agosto. Restam seis datas para o fim do Campeonato Paulista, paralisado desde março. São duas rodadas da primeira fase, quartas de final e semifinal em jogos únicos e final em ida e volta. Confira abaixo a provável tabela do Campeonato Paulista:

  • 22/7 – quarta – penúltima rodada
  • 26/7 – domingo – última rodada
  • 29/7 – quarta – quartas de final
  • 2/8 – domingo – semifinal
  • 5/8 – quarta – final
  • 8/8 – sábado – final

Vacina em testes no Butantan

O governador anunciou que a terceira fase de testes da CoronaVac, vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa de biotecnologia Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, começa dia 20 de julho.

Essa fase envolve testes com 9 mil voluntários, em seis estados. Segundo Dória, se tudo correr bem, até dezembro a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) poderá aprovar . “Sendo aprovada até dezembro, entre janeiro e março já teremos condições de aplicação da vacina”, afirmou o governador.

Ele lembrou que a Fiocruz produzirá a vacina da Universidade de Oxford. “Ter duas vacinas em estágio avançado é um ganho para o Brasil. Não há nenhum outro país na América Latina nessa condição, inclusive podendo produzir vacinas para outros países”, destacou o governador.

Assista a transmissão ao vivo do Governo de SP:

Criado em 10/07/20
Nossos canais:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
anuncie aqui
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74