Com o objetivo de revisitar as memórias da infância, a escritora de livros infantis, Maria Cecília Lima, criou o site “Histórias que Minha Avó Contava”, uma homenagem a sua avó Conceição, que adorava contar e inventar fábulas. O site reúne um conteúdo repleto de historinhas que podem ser acessadas por pais, mães, professores e atores que trabalham com teatro infantil.
No site, Maria Cecília compartilha todos os contos narrados por sua avó Conceição. Os conteúdos são divididos em seções: “contos de fadas”; “fábulas”; “contos indígenas”; “contos africanos”; “contos assustadores”; e” demais histórias”.Além de ser um espaço que guarda memórias afetivas da autora, o site também pode servir para estimular a leitura das crianças, explorando o imaginário.
Maria Cecília conta que a avó nasceu em um sítio de uma cidade muito pequena de Minas Gerais, não tinha energia elétrica e muito menos televisão. As pessoas adoravam conversar em volta do fogão a lenha e ir nas festas religiosas.
A partir dessa vivência, surgiram as histórias inspiradas nas culturas indígena, africana e europeia e que formaram a vida de Conceição. O site apresenta uma seção dedicada aos contos indígenas, com histórias sobre “Meu Boi Bumbá” e “As lágrimas de Potra”. Já na parte de contos africanos, há uma narrativa chamada “A lenda do tambor”. Em “contos de fadas”, é possível encontrar histórias sobre contos das princesas da Disney, como “Cinderela”, “Rapunzel” e “A raposa e a cegonha”.
O site também apresenta a história do livro “Joãozinho e a Maçã”, escrito por Maria Cecília Lima. É o primeiro livro da série “Histórias que minha avó contava”. Inspirado em contos de fadas famosos, a obra relata a saga de um jovem plebeu que passa por grandes apuros, como arrancar os fios de cabelo de um ogro para casar-se com a princesa Sophia.
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Preços: Gratuito