O Sesc São Paulo, comprometido com o respeito e cuidado em todas as fases da vida, apresenta a 5ª edição do projeto “Do Peito ao Prato“, uma ação que valoriza a importância do aleitamento materno e a introdução alimentar adequada na primeira infância.
Com o tema “Alimentação na Primeiríssima Infância”, que engloba o período da amamentação e a introdução alimentar até os dois anos de idade, o programa abordará a saúde e bem-estar individual e social das crianças, mães, cuidadores, famílias e comunidades em geral.
A programação contará com 49 atividades gratuitas distribuídas em 21 unidades da capital, Grande São Paulo, litoral e interior paulista. E acontecerá entre os dias 1º e 7 de agosto. Na mesma semana em que ocorre a Semana Mundial de Aleitamento Materno, celebrada em mais de 170 países.
Ao preparar a programação do “Do Peito ao Prato”, o Sesc São Paulo aborda diversos aspectos relacionados à alimentação nessa fase da vida.
Temas como alimentação adequada e saudável em diferentes estruturas familiares, redes de apoio, o retorno das mães ao trabalho e as condições laborais oferecidas, além das intersecções entre amamentação e marcadores sociais como raça e classe serão debatidos durante a semana.
Entre as atrações estão rodas de conversa sobre a importância da amamentação e da introdução alimentar, bate-papos para troca de experiências sob diferentes perspectivas, como a amamentação no puerpério e a volta ao trabalho, além de vivências como piqueniques e oficinas culinárias. Confira a programação!
Uma roda de conversa com foco nas experiências maternas sobre a criação de filhos, trabalho e como tudo isso impacta nas histórias de amamentação.
Atividade guiada pela nutricionista Karine Durães, que abordará os desafios na alimentação da criança até os 7 anos, incentivando prazer e felicidade no processo de introdução alimentar a partir dos 6 meses de vida.
Diálogos sobre alimentação saudável e saborosa para crianças, com foco nos alimentos vindos da cultura africana. Haverá degustação de receita preparada pela chef Aline Chermoula.
Palestra direcionada para gestantes, tentantes e lactantes com o objetivo de destacar a importância do leite materno para a criança, a mulher, a sociedade e o planeta, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde.
Temas importantes serão abordados, como o desenvolvimento humano nos primeiros mil dias de vida, além de explorar crenças populares e verdades científicas sobre a amamentação.
Um bate papo sobre o fim da licença maternidade e o retorno ao trabalho. E como esse período não devem significar a suspensão do aleitamento materno exclusivo!
Neste bate-papo, uma psicóloga, uma nutricionista e uma enfermeira trazem informações para mulheres (e homens trans) voltarem ao trabalho com segurança e confiantes que os bebês continuem a receber leite materno.
Mesa de debate com equipe multidisciplinar abordando aspectos de saúde com ênfase na alimentação nos dois primeiros anos de vida.
Mediada pelas profissionais: Ana Luísa F. Moreno que é cirurgiã dentista, Amanda Severo e Rachel Francischi, que são nutricionistas.
Uma oficina de culinária para estimular a alimentação na primeira infância, com a participação da família em todas as etapas: desde a escolha dos alimentos até o consumo.
O objetivo é incentivar e desenvolver habilidades culinárias nas crianças a partir do primeiro ano de vida, promovendo bons hábitos alimentares e experimentação dos alimentos através dos sentidos. A receita será acessível e prática para ser reproduzida em casa.
Palestra direcionada para gestantes, tentantes e lactantes com o objetivo de destacar a importância do leite materno para a criança, a mulher, a sociedade e o planeta, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde.
Temas importantes serão abordados, como o desenvolvimento humano nos primeiros mil dias de vida, além de explorar crenças populares e verdades científicas sobre a amamentação.
Bate-papo e atividades práticas com bebês e seus responsáveis sobre alimentação infantil, com foco na transição para a alimentação sólida. A proposta é interativa e dinâmica, promovendo vivências sensoriais.
Neste bate-papo voltado às empresas, será abordado os direitos trabalhistas da lactante e sobre como a empresa pode ser uma incentivadora na continuidade da amamentação.
Nesse bate-papo, Giovanna Balogh, autora do site Mães de Peito, abordará sobre os benefícios da amamentação e a importância de ser continuada após as lactantes voltarem ao trabalho.
Programação do Peito ao Prato
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: varia conforme a atração
Preços: Gratuito