O universo do malabarismo e do circo promete encantar crianças e adultos no projeto “Malabaristicamente“, que oferece atividades circenses e as mais variadas técnicas do malabarismo no Sesc Santo André! As apresentações e vivências acontecem sempre aos finais de semana até abril, são gratuitas e livre para todos os públicos. Oba! Assim toda a família pode se divertir!
No picadeiro, os artistas convidados realizam performances que envolvem palhaçaria, circo-teatro, circo contemporâneo e clássico, além de muito malabarismo. O público tem a oportunidade de aprender e explorar habilidades e dimensões artísticas com vivências malabarísticas que auxiliam na coordenação motora, força, equilíbrio, concentração e estabelece diálogos entre corpo e objeto. São experiências com propostas diversas, desde instalações mediadas pelos malabaristas para iniciantes e veteranos adquirirem estímulos criativos, a oficinas que permitem experimentar as técnicas do malabarismo executadas durante os espetáculos.
Confira a programação:
Março
- Dia 11/03, domingo – 16h – O Circo Rendado, com Trupe Rendada: uma dupla de mulheres revela a magia das artes circenses e explora em cena malabares com facas, fogo e claves, palhaçaria e acrobacia. O público muitas vezes é surpreendido pela força e habilidade neste cenário feminino e convidado a participar e ajudar no desafio de montar e manter este circo de pé.
- Dia 18/03, domingo – 16h – Menu del Giorno, com Compagnia Bellavita: um show de malabarismo cômico que sintetiza a atmosfera típica de uma Trattoria Italiana. Os artistas apresentam um menu visual composto de números de habilidades e esquetes, servido tal qual o desenrolar de uma refeição. O espetáculo reúne números com manipulação de cordas, garrafas e pratos. Apresenta truques com colheres, copos, xícaras e ovos, além de uma coreografia “latina” com até cinco bolas de futebol. Para o final a dupla de palhaços malabaristas, reserva um número à prova de nervos com os “pratos de equilíbrio”, que por vezes partem-se, inevitavelmente.
- Dia 24/03, sábado – 14h – Malabarismo Possível, com Cia. do Relativo: a vivência oferece a crianças e adultos a possibilidade de experimentar jogos cooperativos criados a partir de conceitos do malabarismo. São disponibilizadas cinco instalações nas quais os artistas da companhia atuam como mediadores, facilitando a exploração de diferentes dinâmicas com os participantes.
- Dia 24/03, sábado – 16h – Carta Branca, com Cia. do Relativo: em uma sala de uma só parede, quatro artistas de circo se encontram para ocupar o vazio e transformá-lo constantemente: são bancos, bolas e tábuas de madeira que, através de manipulações, voam pelos ares e deslizam pelo chão, invadindo o espaço e criando em cada momento um novo cenário de jogo. Com acrobacia, dança, malabarismo e música ao vivo, esses companheiros não medem esforços para compartilhar seus sonhos e cumprir seu dever: entreter o público.
- Dia 25/03, domingo – 16h – Cabaré?, com Cia. do Relativo e convidados: partindo dos malabares, sua linguagem tradicional, a Cia. do Relativo junta acrobacias, mágica e números diversos para criar um cabaré contemporâneo, para crianças e público de todas as idades. No lugar do tradicional apresentador, entreatos musicais atribuem aos espetáculo um dinâmica intensa potencializada pela música ao vivo.
Abril
- Dia 01/04, domingo – 16h – Malabarismo é Música para os Olhos, com Super Circo
- Dia 07/04, sábado – 16h – Vivência de Malabarismo, com Super Circo (vivência)
- Dia 08/04, domingo – 16h – Imperium, com Circo do Asfalto
- Dia 14/04, sábado – 16h – Vôlei Clave, com Cia. Los Circos Los e convidados
- Dia 15/04, domingo – 16h – H2OBoom, com Mauro Cosenza
- Dia 22/04, domingo – 16h – Cabaré Malabarístico, com Cia. Los Circos Los e convidados
- Dia 28/04, sábado – 16h – Vivência de Malabarismo, com Grupo Irmãos Becker (vivência)
- Dia 29/04, domingo – 16h – O Mundo dos Irmãos Becker, com Grupo Irmãos Becker
A arte do malabarismo
Evidências da arte de dominar e manipular objetos datam do Antigo Egito, há mais de 4000 anos. Pinturas encontradas em túmulos mostram que naquela época os egípcios já malabarizavam às margens do Nilo. Indícios malabarísticos também são encontrados na China, Grécia e Roma antiga. Malabaristas animando o público com artefatos lançados ao ar eram comuns nas feiras da Idade Média. Malabarizando, o bobo da corte promovia a alegria no reino. Entre os séculos XVII e XVIII, o teatro popular (mais precisamente, o gênero renascentista Commedia dell”Arte) incorporou às artes cênicas as técnicas do malabarismo. Com o passar dos anos, as performances começaram a ganhar maior complexidade, novos truques e desafios surgiram. Ao desembarcar no Brasil, o circo já trazia em sua bagagem diversas expressões artísticas como música, dramaturgia, dança, acrobacias e os clássicos malabaristas.
Criado em 09/03/18
Programação "Malabaristicamente"
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: variados - dependendo da atração
Preços: Gratuito