Por Viviane Porto
Criado em 22/12/23
Divulgação: Canva
O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira, 21 de dezembro de 2023, uma incorporação inédita no Sistema Único de Saúde (SUS): a vacina contra a dengue. O Brasil se destaca como pioneiro global ao disponibilizar o imunizante no sistema público universal.
Batizada como Qdenga, a vacina terá uma implementação inicial focada em públicos e regiões prioritárias, devido à capacidade restrita de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante, Takeda.
A Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec) analisou a incorporação do imunizante, recomendando sua inclusão após minuciosas avaliações. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou em pronunciamento público que o Brasil será o primeiro país a oferecer acesso público à vacina do SUS, destacando a importância da definição dos públicos-alvo, considerando a limitação de doses pela Takeda.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) agora colaborará com a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) para estratégias de utilização do quantitativo disponível.
A priorização de públicos-alvo e regiões com maior incidência da doença será decidida nas primeiras semanas de janeiro de 2024. O laboratório projeta entregar 5.082 milhões de doses entre fevereiro e novembro de 2024, seguindo um cronograma detalhado e proposto conforme a tabela abaixo:
MÊS | NÚMERO DE DOSES |
---|---|
Fevereiro | 460 mil |
Março | 470 mil |
Maio | 1.650 milhão |
Agosto | 1.650 milhão |
Setembro | 431 mil |
Novembro | 421 mil |
*Este é o cronograma proposto pela fabricante para a entrega das doses ao longo dos próximos meses.
A vacina Qdenga, aprovada para prevenção da dengue na União Europeia e outros países, possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é indicada para pessoas de 4 a 60 anos. Seu esquema vacinal é composto por duas doses.
Leia mais: 5 benefícios do sono para a criança
No começo de dezembro de 2023, na semana epidemiológica 48 (que foi de 26/11 a 02/12) houve um aumento de 15,8% nos casos em 2023 (1.601.848) em relação ao mesmo período de 2022 (1.382.665). Tradicionalmente há um aumento da dengue nessa época do ano, devido à proximidade do verão e o aumento das chuvas, fatores que colaboram para a vida do mosquito transmissor, que prefere o calor e deposita seus ovos em água parada.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre o crescente perigo global da dengue, destacando que as mudanças climáticas estão tornando a doença uma ameaça mais significativa para a saúde pública. Em 2023, houve um notável aumento do quadro em todo o mundo, atingindo regiões anteriormente não afetadas, como França, Itália e Espanha.
A dengue, uma infecção viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, tornou-se mais prevalente em novas áreas devido ao aquecimento global. Embora a maioria dos infectados se recupere em uma a duas semanas sem sintomas severos, casos graves podem envolver choque, sangramento intenso e comprometimento de órgãos.
Além disso, surtos da doença estão ocorrendo em países anteriormente livres dela, como Afeganistão, Paquistão, Sudão, Somália e Iêmen, devido às mudanças na prevalência global de mosquitos, associadas ao El Niño de 2023 e ao aquecimento global.
A situação é agravada pelo fato de que países europeus, antes isentos, agora relatam transmissão local, indicando uma mudança no padrão de infecção. A Europa, normalmente afetada por “casos importados”, agora enfrenta pacientes relacionados à transmissão dentro do continente, evidenciando os efeitos do aumento das temperaturas nos verões.
Fonte: Ministério da Saúde e OMS
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 22/12/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74