Cuidar dos dentes das crianças é tão importante quanto manter uma alimentação saudável e estimular a prática de atividades físicas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças bucais afetam, em média, 3,5 bilhões de pessoas no mundo.
Uma pesquisa de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que 34 milhões de brasileiros com mais de 18 anos perderam 13 dentes ou mais, e 14 milhões de pessoas perderam todos os dentes no País.
Para a odontopediatra Patrícia Terzini, os cuidados com os dentes das crianças deve começar logo no nascimento e acompanhar a rotina diariamente.
Segundo a especialista, é na infância que podemos garantir dentes fortes e saudáveis a longo prazo. Tudo vai depender de uma dieta equilibrada e da higiene bucal.
Os pais também não podem se esquecer de levar a criança ao dentista regularmente. Entre o surgimento do primeiro dente e os 12 anos, o acompanhamento do odontopediatra deve ser feito a cada seis meses.
O Ministério da Saúde também traz recomendações importantes sobre os cuidados com a saúde bucal das crianças:
A partir do surgimento do primeiro dentinho, os pais devem iniciar a higiene bucal com uma escova de dente pequena de cerdas macias, com uma pequena quantidade de creme dental com flúor.
De acordo com o Ministério da Saúde, os dentes de leite, mesmo sendo substituídos ao longo da vida, são extremamente importantes para a formação da arcada dentária.
São eles que “guardam” o espaço para o dente permanente e permitem o desenvolvimento da boca, face, da fala, mastigação e ingestão de alimentos.
Para quem tem dúvidas sobre a higiene bucal infantil, é ideal buscar orientações com um profissional de saúde.