Da Redação
Criado em 03/08/20
Fotos: Reprodução / Divulgação
O estado de São Paulo será o primeiro do Brasil a implementar o novo ensino médio nas escolas. O novo currículo paulista do Ensino Médio foi aprovado na última semana, por votação unânime, pelo Conselho Estadual da Educação de São Paulo. O documento agora segue para homologação do secretário da Educação, Rossieli Soares.
O currículo está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, homologada pelo próprio Rossieli Soares, enquanto ocupou o cargo de ministro da Educação, em dezembro de 2018. O processo de construção do currículo foi iniciado no ano passado com a escuta de 140 mil estudantes e 18 mil professores. Também foi debatido em seminários e por meio de consulta pública. Vinte e sete redatores escreveram o texto.
A previsão é de que o currículo seja implementado progressivamente aos alunos da 1º série do Ensino Médio em 2021. Em 2022, para os estudantes da 2º série, e consequentemente, para a 3ª série no ano de 2023.
Estrutura do currículo
O currículo do Ensino Médio paulista está estruturado em 3.150 horas, distribuídas em um período de três anos. Do montante total da carga horária, 1.800 horas são destinadas à formação básica e o restante, de 1.350 horas são referentes aos itinerários formativos. Estes itinerários terão mais do que a carga mínima prevista legislação.
Na formação geral básica, os estudantes terão os componentes curriculares divididos em áreas de conhecimento como linguagens e suas tecnologias (língua portuguesa, artes, educação física e língua estrangeira); matemática; ciências humanas e sociais aplicadas (história, geografia, filosofia e sociologia); e ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, química e física).
Na carga horária referente aos itinerários formativos, o estudante precisa escolher uma ou duas áreas de conhecimento da formação geral para aprofundar seus estudos, ou ainda, a formação técnica e profissional para se aprofundar.
Os componentes do Inova Educação também farão parte dos itinerários formativos, com as disciplinas de eletivas, projeto de vida, e tecnologia e inovação.
Fonte: Portal do Governo do Estado de SP
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 03/08/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74