O Complexo Cultural Júlio Prestes acaba de ganhar um novo espaço para atender crianças e jovens, mas desta vez, dedicado à dança.
Inaugurada em dezembro do ano passado, a São Paulo Escola de Dança é gerida pela Associação Pró-Dança, com direção de Inês Bogéa, doutora em artes, bailarina, documentarista, escritora e professora.
A escola oferece quatro tipos de curso, tanto para quem pretende se profissionalizar neste ramo artístico, quanto para iniciantes. Tudo de graça! Confira as modalidades:
Os cursos regulares oferecem uma profissionalização nas artes coreográficas, com foco no mercado de trabalho. Os alunos podem atuar em companhias de dança, núcleos artísticos, outras produções independentes e organizações sociais. Essa modalidade é destinada a jovens a partir de 16 anos completos, com Ensino Médio completo ou em andamento.
Tem aula de dança e performance para formação de bailarinos; técnicas da dança (clássica, moderna e contemporânea); dramaturgia da dança e coreografia; figurino na dança; teatro musical (jazz dance, sapateado, canto e interpretação); Multimídias para Dança e Gestão Cultural.
A duração do curso é de dois anos, com 1.600 horas por curso, dividido em módulos com aulas práticas, teóricas e atividades extracurriculares.
É importante ficar atento à divulgação das datas das inscrições pelas redes sociais.
Os cursos para iniciantes são destinados aos jovens de 13 a 17 anos, com duração mínima de dois semestres. São duas aulas semanais de duas horas cada e turmas de até 30 estudantes. As modalidades disponíveis são: dança clássica, danças urbanas, criativas e contemporânea.
São cursos rápidos, com carga horária mínima de 64 horas/aula, que tem o objetivo de contribuir para a criação, produção e discussão da dança em diversos aspectos.
As aulas abordam temas que abarcam a história da dança, técnicas específicas de dança, conteúdos práticos e teóricos de iniciação à dança, integração com outras linguagens artísticas ou áreas do conhecimento: filosofia, estética, comunicação, dentre outros assuntos.
A escola também realiza ações que visam o acesso de jovens e adultos de baixa renda aos cursos regulares de dança, por meio de bolsas-oportunidade para aprendizes dos cursos regulares; bolsa auxílio refeição; bolsa auxílio transporte; bolsa de apoio a pesquisa e Programas de Intercâmbio Cultural.
Para estimular formação e a permanência de seus aprendizes, a escola oferece por semestre até 75 bolsas de estudo no valor de R$2.600 às pessoas aprovadas no processo seletivo dos Cursos Regulares, que poderão utilizar o benefício em algum processo seletivo específico.
Todos os cursos são 100% gratuitos e para fazer parte, é necessário se inscrever nos processos seletivos. Cada curso tem um perfil e suas particularidades, sempre descritas nos editais.
A idade mínima, no momento, para fazer parte das aulas é 13 anos, sendo alguns cursos 16 e outros 18 anos.
O local já abriga a Sala São Paulo, as sedes da Orquestra Sinfônica do Estado (Osesp) e da Secretaria de Estado da Cultura de Cultura e Economia Criativa do Estado. O espaço recebeu uma reforma e adequação com investimento de R$6,3 milhões do Governo do Estado.
São Paulo Escola de Dança
Recomendado: a partir de 13 anos
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana e é gratuito! - Atração fixa
Horários: segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; sábados, das 8h às 12h.
Preços: Gratuito