Da Redação
Criado em 05/02/18
Fotos: Reprodução / Divulgação
Você sabia que é possível emitir o RG (documento de identidade) para crianças desde o seu nascimento? E qual a vantagem de tirar o documento ainda na infância? Primeiramente segurança, já que as digitais da criança ficam registradas no sistema, o que pode ajudar em caso de sequestros, por exemplo.
Além disso, o documento é mais prático de transportar que a certidão de nascimento, que pode danificar se ficar na carteira, por exemplo. Com a emissão do RG, a criança já vai receber um número de CPF, o possibilita abrir uma conta bancária em nome da criança e fazer sua poupança.
É possível tirar o RG até mesmo de recém-nascidos nos postos do Poupatempo. É fácil e o atendimento é personalizado e preferencial. Como os bebês têm poucos dias de vida valem as impressões digitais tiradas apenas do dedo polegar, providência que também é adotada para crianças de até cinco anos. No espaço para a assinatura, a identidade dos bebês traz o aviso de que o portador está “impossibilitado de assinar”.
Como inserir o CPF no RG da criança
As novas certidões já estão sendo emitidas com CPF, então é só levar essa certidão no Poupatempo que o número do CPF será incluído no RG da criança. Caso a certidão do seu filho não tenha CPF, é preciso solicitar antes de ir tirar o RG, caso você queira que o RG tenha CPF. Se não fizer questão pode tirar o RG direto no Poupatempo, que será emitido sem CPF normalmente.
Para quem precisa tirar CPF, a orientação é ir até uma agência dos Correios com certidão de nascimento da criança e a cópia do RG e CPF do responsável (ou a CNH). O número é gerado na hora. Depois, é preciso acessar o site da Receita Federal e ativar o CPF. Taxa de R$7 por CPF.
Veja como tirar o RG do bebê e da criança:
Agende a ida ao Poupatempo, que pode ser feito pelo celular por meio do aplicativo SP Serviços, disponível para as plataformas iOS e Android, ou pelo site www.poupatempo.sp.gov.br .
Para tirar a 1º via do RG não há pagamento de taxa, caso você queira a comodidade de receber em casa, a taxa cobrada é do envio no valor de R$9,09 e deve ser informada no ato em que estiver fazendo o RG. Ele fica pronto em 5 dias úteis e você também recebe um SMS com o comunicado de que ele já pode ser retirado, inclusive com o número do documento.
A foto do RG da criança/bebê será tirada no próprio Poupatempo, que tem algumas exigências/recomendações: a) Evitar usar roupas brancas ou muito claras. b) Adornos de cabeça: seu uso é permitido se não impedir a visualização do rosto e dos cabelos. c) Óculos escuros: seu uso é permitido somente para deficientes visuais, que devem apresentar Laudo Médico original ou cópia simples. d) Véu, boina, touca, lenço na cabeça ou turbante: seu uso é permitido somente por motivo de tratamento médico ou de religião. Neste caso, é necessário apresentar Comprovante da Entidade Religiosa original ou cópia simples.
O que é necessário levar:
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 05/02/18. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74