Depois de meses fechado devido à pandemia, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo informa que reabrirá ao público a partir da próxima sexta, 16 de setembro. A reabertura acontece depois do avanço da Capital para a fase verde do Plano São Paulo. Nesse primeiro momento, o CCBB SP irá retornar apenas com a mostra Egito Antigo: do cotidiano à eternidade, seguindo protocolos para garantir a segurança dos visitantes e funcionários.
A mostra tem entrada grátis, mas é necessário reservar ingressos pelo site a partir do dia 15 de outubro. A exposição poderá ser visitada até o dia 3 de janeiro de 2021, com visitas com duração de 45 minutos. A entrada será apenas pela porta principal da unidade, com necessidade de validação do ingresso e medição da temperatura corporal. Serão até 50 visitantes por grupo, que vão receber a orientação de usarem as escadas durante o deslocamento. O uso de máscara é obrigatório para ter acesso ao CCBB São Paulo e haverá fiscalização em todo o prédio, assim como a disponibilização de álcool em gel.
São 140 peças entre esculturas, pinturas, objetos litúrgicos, sacófagos e até uma múmia humana. Tudo vem para o Brasil direto do Museu Egípcio de Turim, na Itália, o maior acervo egípcio do mundo.
Toda a história do Egito é apresentada de forma didática e interativa. Dá para ver, por exemplo, o Livro dos Mortos em papiro, múmias de animais e diversos objetos de uso cotidiano. Tem até uma réplica da tumba de Nefertari e uma pirâmide cenográfica com seis metros de altura. Muitas peças são resultados de escavações realizadas nos séculos 19 e 20.
O legado dessa civilização que existiu ao longo de 3 mil anos, a partir de 4.000 a.C, desperta fascínio até os dias de hoje, com grande influência na moda, no design e na arquitetura. “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade” também vai ser apresentada no Distrito Federal e em Belo Horizonte. Sempre no Centro Cultural Banco do Brasil.
Confira todos os protocolos de segurança do CCBB:
- Acesso ao prédio: será permitido apenas mediante agendamento pelo site da eventim. Lembramos que número de pessoas que podem agendar visitação em cada horário é limitado e que não será possível reagendar novamente a visita em caso de “no show”.
- Estão abertos à visitação: mediante apresentação de ingresso eletrônico e com limite de acessos: salas expositivas com a Exposição Egito Antigo: Do cotidiano à eternidade e Lojinha do CCBB nos horários definidos.
- Validade ingresso: o ingresso é válido para o dia e horário agendados, com tolerância máxima de 15 minutos, sem possibilidade de alteração. Recomendamos planejamento dos usuários para melhor experiência de visitação.
- Aferição de temperatura: a temperatura dos visitantes será aferida na entrada no CCBB. Pessoas com temperatura igual ou superior a 37,5º serão orientadas a buscar atendimento médico especializado e a sua entrada no prédio não será permitida
- Entrada e saída pelas laterais da porta principal: pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem entrar e sair pela rua Álvares Penteado.
- Serviço de guarda-volumes: está suspenso. Use somente o indispensável para sua visita. Não é permitida a entrada nas salas de exposição portando mochilas ou malas. Solicitamos que evitem o uso de bolsas com dimensões superiores a 50 cm x 60 cm x 10 cm (LxAxP).
- Uso obrigatório de máscara: durante a permanência no CCBB São Paulo é obrigatório o uso da máscara cobrindo boca e nariz, sendo dispensada para crianças até os 3 anos de idade, pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica, que poderá ser obtida por meio digital (Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020).
- Visitação: na exposição “Egito Antigo: Do cotidiano à eternidade” os visitantes têm um fluxo de visitação sinalizado no espaço, que respeita o adequado distanciamento físico. O fluxo será do subsolo para o quarto andar, com limite de tempo de 45 minutos. Uma vez iniciada a visita, o público não poderá voltar ao ponto inicial.
- Utilização dos elevadores: siga as orientações do serviço de ascensoristas do CCBB. Pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou que precisem de acompanhamento possuem atendimento priorizado. Recomendamos o uso das escadas aos demais usuários.
- Distanciamento: o recomendado entre as pessoas é de 2 metros. Importante seguir a marcação no piso para orientação.
- Entrada do café: é permitida a entrada apenas ao café, sem visitação à exposição. A entrada será exclusivamente pela Rua Álvares Penteado. O acesso ao café não permite entrada para demais dependências do CCBB.
- Atividades suspensas: Programa Educativo, Cinema e Teatro
- Todas as tomadas estão desativadas
- Não é permitido sentar-se no chão
- Utilização dos banheiros: haverá limitação da capacidade
- Bebedouros desligados: por medida de segurança os bebedouros foram desinstalados. Importante o visitante se organizar e trazer sua água.
Criado em 13/10/20