Luciana Passoni
Criado em 06/06/21
Um problema muito comum entre as mães é a queda de cabelo depois do parto. Eu recebo no meu consultório muitas mulheres relatando que o cabelo ficou mais ralo, perdeu o volume e, em casos mais severos, estão com falhas e o couro cabeludo mais visível.
Durante a gravidez, geralmente as mulheres não perdem cabelo pois há o aumento muito grande do hormônio progesterona, e a progesterona é protetora dos cabelos, fora o hormônio do crescimento que está a todo vapor e faz bem para o cabelo. Agora, no pós-parto, as mulheres têm uma queda abrupta da progesterona que pode causar uma queda de cabelo – normalmente três meses após o parto.
A Alopecia Androgenética, conhecida popularmente como Calvície, é a principal causa da perda de cabelos em homens e mulheres e pode causar grande impacto na autoestima e qualidade de vida. Na Alopecia Androgenética não há uma queda de cabelo necessariamente, é o afinamento, ou seja, a pessoa vai notar que vê mais o couro cabeludo, que o cabelo perde volume, mas não necessariamente não uma queda capilar visível. A densidade de cada fio de cabelo está diminuindo e isso faz com que tenha uma diminuição no volume capilar.
Uma dúvida muito comum é sobre o tratamento, como fazer e se mulheres grávidas podem realizar. O objetivo do tratamento da calvície é tentar interromper ou retardar o afinamento progressivo dos cabelos. A mulher grávida pode sim fazer tratamento com ledterapia e medicação normalmente a partir do sétimo mês de gestação – sempre com acompanhamento de um médico especializado. Cada caso deve ser analisado de maneira pessoal e individual, mas, em geral, o tratamento dura em média seis meses.
As células do cabelo precisam de proteínas, além de vitaminas e minerais, para se manterem fortes e saudáveis. Importante lembrar a necessidade do corpo estar sempre hidratado, manter uma alimentação rica em Biotina (gema de ovo, castanhas), Vitamina C (frutas cítricas), Ômega 3 (peixes e linhaça), Silício orgânico (aveia e leguminosas), leite, abacate, espinafre, batata doce e feijão.
A limpeza do couro cabeludo também é muito importante e merece uma atenção especial. Muitos pacientes citam sensibilidade, aumento na oleosidade é a orientação é lavar todos os dias, usar shampoo para o controle da oleosidade para a diminuição da inflamação do couro cabeludo.
Ao perceber alterações nos fios, o indicado é sempre buscar um médico especialista no assunto, ele poderá indicar os tratamentos adequados para ajudar no tratamento da queda e no crescimento dos fios.
Sobre Luciana Passoni:
Médica tricologista.
Sobre Luciana Passoni:
Médica tricologista.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 06/06/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74