Fotos: Reprodução / Divulgação

Teresa Cristina Citelli

Criado em 07/05/21

Qual a idade certa para a alfabetização?

Compartilhe

Estudos neurocientíficos apontam que aos 6 anos a criança já pode ser alfabetizada, mas o processo se inicia aos 2 anos de idade

Quando uma criança está prestes a ser matriculada em uma escola, o mais comum entre os pais é se preocupar com a questão da alfabetização. Pesquisas neurocientíficas apontam que aos 6 anos de idade a criança já pode ser incluída no processo sistemático de alfabetização, no entanto, o caminho utilizado para alfabetizar pode ser iniciado bem antes, aos 2 anos de idade, considerando que na perspectiva do “letramento”, alfabetizar vai muito além de ensinar a ler e escrever, passando pela capacidade de se comunicar, de contar, construir histórias e narrativas, de ler o mundo que o cerca, do domínio e uso da língua no cotidiano.

Já aos dois anos de idade, a criança pode ser estimulada com cores, sons, movimentos, trabalho da coordenação motora e outras ferramentas e recursos tecnológicos, de forma lúdica. Esse exercício constante é realizado para abrir uma janela no sistema cognitivo dos pequenos, possibilitando a assimilação do que é ensinado.

É importante promover a etapa da estimulação lúdica para preparar melhor a criança ao contato com a leitura e a escrita de forma mais efetiva e complexa, por volta dos 6 anos, e se efetivando no 2º ano do Ensino Fundamental, seguindo as indicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E, a partir dessa idade, nota-se um aumento do repertório da criança, já que a alfabetização é o resultado do processo gradativo da construção e desenvolvimento da oralidade e escrita, adentrando assim, no mundo letrado.

 

Sobre Teresa Cristina Citelli:

Coordenadora Pedagógica do Colégio Marista Champagnat de Ribeirão Preto-Sp, formada em Pedagogia e Letras, se especializou em Psicopedagogia, para auxiliar as famílias e professores no desenvolvimento da Aprendizagem, de forma integral e no uso de novas metodologias que estão fazendo a diferença neste novo contexto que estamos vivendo.

Sobre Teresa Cristina Citelli:

Coordenadora Pedagógica do Colégio Marista Champagnat de Ribeirão Preto-Sp, formada em Pedagogia e Letras, se especializou em Psicopedagogia, para auxiliar as famílias e professores no desenvolvimento da Aprendizagem, de forma integral e no uso de novas metodologias que estão fazendo a diferença neste novo contexto que estamos vivendo.

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 07/05/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74