Por Luiza Fortes

Criado em 05/03/24

Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Guarujá

Pulseiras de identificação infantil começam a ser distribuídas em praias de todo o Brasil, medida visa diminuir casos de desaparecimento de crianças

Compartilhe

Cidades litorâneas em todo o país estão adotando uma medida de segurança crucial para garantir o bem-estar das crianças que frequentam as praias. No Guarujá, litoral de São Paulo, uma iniciativa está chamando a atenção dos banhistas: a distribuição de pulseiras de identificação para crianças.

Ao chegarem à praia, os pais são orientados a providenciar uma pulseira para cada criança. Essas pulseiras devem ser preenchidas com informações vitais, como o nome da criança, dos responsáveis e um número de telefone para contato em caso de emergência.

As crianças recebem instruções claras sobre o que fazer caso se percam dos pais. Elas são orientadas a procurar imediatamente um salva-vidas caso não consigam mais encontrar seus familiares.

Para os banhistas, também há orientações específicas. Caso alguém encontre uma criança perdida, a recomendação é levá-la até os cadeirões onde estão localizados os salva-vidas, facilitando o processo de reencontro com os responsáveis.

De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimos, em 2022, foram registrados 502 casos de crianças desaparecidas no litoral paulista. No entanto, no ano passado, esse número apresentou uma redução significativa, chegando a 420 casos.

Apesar de medidas como bater palmas terem se popularizado nos últimos anos como forma de avisar sobre crianças perdidas, o Tenente do Corpo de Bombeiros, Leonardo Nery, ressalta que essa prática pode não ser a mais eficaz. Segundo ele, o tempo necessário para reencontrar a criança pode ser prolongado.

Diante disso, a distribuição de pulseiras de identificação emerge como uma estratégia preventiva importante, fornecendo uma camada adicional de segurança para as famílias que aproveitam as praias do Guarujá e outras localidades litorâneas.

A orientação sobre as pulseiras de identificação também pode começar em casa

Como a praia é um lugar super divertido para os pequenos, é natural que ao chegar no passeio a atenção deles esteja focada em apenas uma coisa: brincar! 

Por isso, orientá-los antes de sair de casa sobre a pulseira que vão colocar (e que não podem tirar) o que fazer caso se percam de pessoas conhecidas, quem é o salva vidas, onde encontrá-lo e quais são as cores da sua roupa, podem ser medidas que auxiliem os pequenos neste momento de medo. 

Vamos juntos proteger as nossas crianças na praia? Saiba quais são as melhores e mais seguras praias do litoral norte para ir com crianças e aproveite muito no próximo passeio.

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 05/03/24. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74