Por Denise Oliveira

Criado em 03/02/23

Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Prouni 2023: inscrições começam no dia 28 de fevereiro; confira o cronograma completo!

Compartilhe

Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2022 devem ficar atentos à agenda dos programas de acesso ao ensino superior.

De 28 de fevereiro a 03 de março, os candidatos que buscam uma bolsa de estudos em uma universidade particular podem se inscrever no Programa Universidade Para Todos (Prouni).

O resultado sai no dia 07 de março. Em seguida, os estudantes pré-aprovados devem apresentar os documentos na instituição para comprovar as informações do cadastro.

Leia Mais: Vai prestar vestibular? Plataforma Redação Nota 1000 ajuda estudantes a conquistarem a tão sonhada bolsa de estudos

Quem não for selecionado na primeira vez, pode aguardar o resultado da segunda chamada e, posteriormente, colocar o nome na lista de espera. Confira o cronograma para não perder as datas:

  • Inscrições: 28 de fevereiro a 03 de março;
  • Resultado — 1.ª chamada: 07 de março;
  • Comprovação de informações da 1.ª chamada: 07 a 16 de março;
  • Resultado da 2.ª chamada: 21 de março;
  • Comprovação de informações da 2.ª chamada: 21 a 30 de março;
  • Prazo para participar da lista de espera: 05 a 06 de abril;
  • Divulgação da lista de espera: 10 a 19 de abril,
  • Comprovação de informações da lista de espera: 10 a 19 de abril.

Leia Mais: Foco nos estudos! Confira dez aplicativos para se preparar para o ENEM e vestibular

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50% do valor da mensalidade) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas. Para participar do processo seletivo, é necessário cumprir alguns pré-requisitos:

  • Ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem. Neste caso, o estudante pode usar a nota obtida no exame em 2021 e 2022;
  • Ter alcançado, no mínimo, 450 de pontos de média nas notas das cinco provas do exame;
  • Não pode ter zerado a redação;
  • Não ter participado do exame na condição de treineiro.

As inscrições podem ser feitas pelo portal do Prouni.

Leia Mais: Vestibular? A plataforma digital Skeelo traz 12 clássicos da nossa literatura que são obrigatórios; é grátis!

Fui chamado pelo Prouni, e agora?

Quem for pré-selecionado na lista do Prouni deve levar os documentos pessoais até a instituição de ensino e comprovar as informações.

O candidato deve possuir renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral (cobre 100% da mensalidade).

Para a bolsa parcial (cobre 50% da mensalidade), a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos. Além disso, pelas regras do programa, é necessário atender a pelo menos uma das condições abaixo.

  • Ter cursado o Ensino Médio integralmente em escola da rede pública;
  • Ter cursado o Ensino Médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parte em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ter cursado o Ensino Médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Ser pessoa com deficiência (PCD);
  • Ser professor da rede pública de ensino. Este critério abrange os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

O candidato deve apresentar documentos que comprovem a identidade, como RG e CNH; além de comprovantes de residência em nome do bolsista ou do integrante da família; comprovantes de renda, como holerites. Clique aqui e confira a lista de documentos para levar!

Leia Mais: Novidade para vestibulandos: Enem-USP traz mais oportunidades de ingresso na faculdade

Não consegui entrar na universidade pelo Prouni. O que fazer?

Existem outras maneiras de ingressar em uma universidade. Os candidatos podem optar pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), um financiamento no qual o aluno só paga a graduação depois de formado.

Tem também o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferta vagas em faculdades públicas. Um bom caminho é se inscrever em mais de um programa para aumentar as chances de ser selecionado por alguma instituição.

Outra opção é conferir os calendários os vestibulares das universidades públicas ou tentar descontos em mensalidades em uma faculdade particular.

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 03/02/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74