A importância de priorizar a primeira infância no Brasil vai além das palavras. Recentemente, o Conselho de Desenvolvimento Social Sustentável deu um passo significativo ao lançar um grupo de trabalho dedicado a criar uma política nacional para a primeira infância.
Neste grupo de trabalho, o Instituto Alana e representantes de diversas instituições focadas nos direitos das crianças uniram forças. Eles têm um objetivo claro: apresentar ao Governo Federal um documento com propostas concretas para guiar a criação de uma política unificada e eficaz para a primeira infância no país.
A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal destaca sete Projetos de Lei que aguardam aprovação e que têm potencial de impactar positivamente a primeira infância no Brasil:
Estes projetos de lei representam um passo significativo em direção ao fortalecimento dos direitos e do desenvolvimento saudável das crianças brasileiras na primeira infância. A sociedade e os cuidadores têm um papel fundamental em acompanhar e apoiar essas iniciativas, garantindo um futuro promissor para as próximas gerações.
A responsabilidade de cuidar das crianças e apoiar seu desenvolvimento é compartilhada pelo Estado, pela sociedade e pelas famílias. Portanto, é crucial que os cuidadores estejam atentos às leis que afetam diretamente a criação e o desenvolvimento das futuras gerações.