Por Marcela Matos
Criado em 01/12/21
Foto: Edilson Rodrigues/ Agência Senado
O teste do pezinho, exame obrigatório para crianças recém-nascidas, vai ser ampliado a partir de maio de 2022. O Senado aprovou em votação no dia 25 de novembro o projeto de lei (PL) que modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente para incluir no teste a detecção de doenças como distrofias musculares e outras enfermidades neuromusculares.
O exame é oferecido gratuitamente pelo SUS e é realizado normalmente a partir do terceiro dia de vida do bebê. Ele ajuda a diagnosticar algumas doenças genéticas e metabólicas. Atualmente o teste é capaz de detectar apenas seis doenças, sendo elas fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doenças falciformes e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Com a ampliação do alcance até 53 doenças poderão ser diagnosticadas.
Na lista de enfermidades que constam na ampliação estão algumas consideradas raras e que só podem ser identificadas em exames particulares. O teste é de extrema importância, pois com o diagnóstico precoce, é possível logo iniciar o tratamento para evitar complicações que possam comprometer a saúde e qualidade de vida da criança.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 01/12/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74