O Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino, chega este ano com apresentações dentro e fora das redes para celebrar o mês das crianças.
A programação presencial acontece de 06 a 10 de outubro com eventos gratuitos de circo, dança teatro e contação de histórias, no Teatro Paulo Eiró, Centro de Culturas Negras, Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e no cine Petra Belas Artes.
Por sua vez, as atividades on-line se estendem até o dia 18 de outubro, a partir do YouTube e no À La Carte – streaming de filmes e séries – do Petra Belas Artes.
O espetáculo, representado por uma palhaça, musicista e malabarista argentina Painé Santamaria, que propõe uma viagem pela América Latina reverenciando suas cores, sabores e ritmos latinos, por meio da arte circense contemporânea.
Feito com objetos não convencionais, A Louca das Frutas faz malabarismo com maçãs, equilibrismo de melancias e manipulação de abacaxis, formando uma criativa e inusitada salada de frutas: um show de habilidades, humor e sobretudo muito sabor.
Um concerto musical com duas atrapalhadas palhaças disputando a atenção da plateia numa competição cheia de artimanhas e armadilhas, mas elas se unem em nome de um grande e inusitado show.
Após o musical, as palhaças apresentam entradas clássicas dos circos antigos, revistas e sob um novo olhar – contemporâneo e feminino.
Em cena, uma cozinha sem teto, aberta, quatro cadeiras vazias e um fogão que aquece ingredientes sem receita. Uma excêntrica anfitriã que cozinha com equilíbrios e tempera com afeto, mistura com malabarismos, adiciona circo, despeja em uma assadeira sem forma, leva-a ao fogo, e serve pratos com graça e riso.
A Caravana Tapioca é um grupo de circo, teatro e música, fundado por Anderson Machado e Giulia Cooper. O grupo vem realizando circulação pelo sertão nordestino e unidades da Fundação Casa, entre outros espaços não convencionais, reafirmando seu compromisso de partilhar arte com variados públicos.
Titânia é a mulher mais forte do mundo, a rainha das fadas, mulher ciborgue, a filha do céu e da terra, uma artista, uma mulher.
Contemplado com o Prêmio Funarte de Circo 2019, o espetáculo celebra a força feminina explícita na figura da Mulher Forte (Strong Women). Com mais de 20 anos de carreira, Erika Mesquita é triz circense, palhaça, aerialista e produtora. Duração: 60 minutos.
O Festival nasceu em Portugal, em 2019, e passou a ser realizado no Brasil em 2020.
Em 2022, o evento é idealizado e organizado pelas portuguesas CADAC – Companhia Alentejana de Dança Contemporânea e Cia Teatro Lendias d’Encantar e pelas brasileiras Escola dos 7 Portões, Cine Petra Belas Artes e Belic Arte.Cultura, numa realização da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.
Festival das Marias
Recomendado: a partir de 4 anos
Quando: Já foi
Horários: Depende da atração
Preços: Gratuito