Fotos: Reprodução / Divulgação
O interior de São Paulo receberá o programa Viagem Literária – módulo Contação de Histórias: Jogos e Brincadeiras, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e realizado pela SP Leituras.
Este módulo acontecerá de 08 a 26 de agosto, em 64 bibliotecas públicas do Estado e vai contar com 128 ações culturais para crianças de todas as idades.
Dentre as 22 cidades escolhidas, estão Borborema, Botucatu, Brodowski, Brotas, Dracena, Franca, Ibaté, Itapevi, Itatiba, Jundiaí, Lençóis Paulista, Pardinho, Pederneiras, Potirendaba, Presidente Prudente, Regente Feijó, Ribeirão Preto, Rosana, Sertãozinho e Votuporanga. A Biblioteca Parque Villa-Lobos, na capital paulista, também participa do evento.
Leia mais: Sesc São Carlos tem programação em agosto com apresentações de circo e clube de leitura infantil!
Os eventos da Viagem Literária acontecem sempre em bibliotecas públicas, em parceria com as prefeituras das cidades participantes. A proposta é estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas e a população local.
A companhia surgiu do desejo de dialogar por meio da arte com públicos de todas as idades, utilizando linguagem lúdica, divertida e acessível.
Escritora de literatura para a infância e contadora de histórias há dez anos, Fernanda participou de vários festivais de contação de histórias, feiras literárias e bienais do livro, além de festivais na Argentina e em Portugal.
Mandingueiras da Pracinha
A companhia bebe na fonte das literaturas oral e escrita, da Capoeira Angola e da cultura popular brasileira.
A contadora de histórias, brincante e mediadora de leitura, é graduada em Letras e especialista em Arte de Contar Histórias. Ministra oficinas de formação para educadores e bibliotecários que se dedicam à arte da palavra.
Difundindo lendas, mitos, fábulas e outras formas de expressões literárias e artísticas autênticas da cultura brasileira, a companhia contribui em suas pesquisas para a preservação do rico patrimônio cultural brasileiro.
O grupo desenvolve trabalhos artísticos ligados à literatura, música e artes cênicas. Em 2022, a companhia completa 21 anos de estrada, com mais de quatro mil atividades realizadas em festivais de artes, eventos literários, projetos de incentivo à leitura, entre outros.
Ator-pesquisador, palhaço, contador de histórias, produtor criativo, arte-educador e mímico. Aprendeu a arte de contar histórias com Dolores, sua avó paterna. Tem formação em Gestão Cultural pelo Sesc São Paulo e certificação em Mímica Total e Teatro Físico pelo Estúdio Luis Louis e em Arte Dramática pelo Senac de Ribeirão Preto.
Criada em 2006 por artistas formados na Universidade de São Paulo, a Companhia oferece arte e gentileza através de projetos de teatro, literatura, artes visuais e podcast. Pesquisando contações de histórias desde 2008, tem extenso currículo de apresentações de incentivo à leitura de clássicos da literatura.
Elton Pinheiro e Leandro Pedro são fundadores da produtora Ih, Contei!. Trabalham nas áreas de literatura, artes cênicas e cultura popular. Desenvolvem projetos de contação de histórias, publicação de livros, oficinas, festivais, intervenções poéticas e produções de eventos especialmente voltados à infância. Suas atividades já passaram por mais de 60 cidades do Brasil.
Cursou Arte Dramática no Teatro-escola Célia Helena e Comunicação das Artes do Corpo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com habilitação em Performance Arte. É doutoranda em Sociologia da Infância na Universidade do Minho, Portugal. Nos últimos 15 anos viajou por diversos lugares formando educadores e participou de importantes iniciativas nacionais e internacionais ligadas à defesa dos direitos das crianças e dos jovens.
É contadora de histórias, apresentadora de TV, educadora, influenciadora digital e patrona da 19ª cadeira da Academia Brasileira de Contadores de Histórias. Realiza apresentações em feiras, festivais e encontros de literatura oral. Em 2017, lançou seu primeiro livro, Muchaleca, o ET Sorridente.
Foi vencedora do Prêmio Anita Garibaldi nas categorias Cultura de Paz e Incentivo à Leitura, e ganhou o troféu Destaque do Dia do 7° Seminário A Arte de Contar Histórias.
Fundada pela educadora, mestre e contadora de histórias Rosita Flores e pelo músico e brincante Giba Santana, em 2010. A Companhia de arte e educação trabalha com narração oral de histórias, mediação de leitura, intervenções artísticas e poéticas, brincadeiras regionais da cultura popular e oficinas de formação. Tem como pesquisa a tradição oral em suas abrangências de contos, cantigas, ritmos e brincadeiras para públicos de todas as idades.
A Companhia iniciou suas atividades em Curitiba (PR), em 2006, e é composta pelas artistas Caroline Casagrande, Cleo Cavalcantty e Moira Albuquerque. Desenvolve ações de incentivo à leitura através de projetos literários, contações de histórias, rodas de leitura e oficinas de formação.
Busca estimular o olhar imagético, poético e crítico das obras literárias utilizando elementos das artes cênicas, visuais e musicais, características marcantes desde sua fundação.
Realiza atividades em escolas, livrarias, feiras e eventos literários. Recebeu o Prêmio Oraci Gemba de Dramaturgias Curitibanas com o texto infantojuvenil Ao pé da história, e suas integrantes tiveram contos publicados em coletâneas infantis e revistas nacionais.
Desde 2007, a companhia se dedica ao estudo de linguagens artísticas, como teatro, música, literatura e brincadeiras. Percorreu nove estados brasileiros e participou de 13 festivais internacionais.
Suas pesquisas resultaram em sete espetáculos de contação de histórias, dois musicais infantis, oficinas, formações e cinco livros: A Lagarta Caolha, O Pé de Guaraná, Na Beira da Lagoa, 99 Brincadeiras Cantadas e Meu amigo ET, além de um DVD denominado Kit Malas Portam, com seis músicas autorais e duas narrações de histórias (SESI SP Editora).
Coletivo de arte-educadores da cidade de São Paulo, desde 2015 pesquisa e desenvolve projetos e ações nas áreas da arte, da cultura e da educação para todas as idades.
Um dos eixos de atuação é fomentar o gosto e o interesse pela leitura a partir de metodologias lúdicas. Possui diversos projetos de atuação em bibliotecas públicas, unidades do Sesc e das Fábricas de Cultura, entre outras instituições culturais.
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: vide programação
Preços: Gratuito
Observações: programação completa sujeita a alteração no site do programa:
Onde: Biblioteca Parque Villa-Lobos – Avenida Queiroz Filho, 1205, Vila Hamburguesa - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 3024-2500
site: bvl.org.br
site: [email protected]
Facilidades:
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: vide programação
Preços: Gratuito
Observações: programação completa sujeita a alteração no site do programa:
Onde: Biblioteca Parque Villa-Lobos – Avenida Queiroz Filho, 1205, Vila Hamburguesa - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 3024-2500
site: bvl.org.br
site: [email protected]
Facilidades:
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
13/09, 14/09
13/09
Hoje tem
Gratuito
24/07 a 29/03
01/12 a 10/01
26/08 a 30/01
13/09 a 14/09
03/10 a 12/10
Gratuito
28/09
Hoje tem
01/07 a 31/07
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 04/08/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74