Da Redação
Criado em 05/03/20
Fotos: Reprodução / Divulgação
A 16.ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) está com contagem regressiva. A primeira fase da prova acontece no dia 26 de maio e é composta por 20 questões de múltipla escolha de assuntos variados, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC). As escolas devem realizar a inscrição dos alunos até o dia 20 de março, através do site da OBMEP http://www.obmep.org.br/?utm_source=blogspcriancas.
O exame é aplicado entre os alunos das escolas municipais, estaduais, federais ou privadas, que cursam do 6.º ao 9.º Ano do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio. Jovens e adultos matriculados na modalidade EJA também podem participar.
A OBMEP é dividida de acordo com o grau de escolaridade de cada aluno. O nível 1 é dirigido aos estudante do 6.º e 7.º Ano, o nível 2 é para os alunos do 8.º 9.º Ano do ensino fundamental e o 3 é destinado aos estudantes do Ensino Médio (1.º, 2.º e 3.º Ano). Em cada nível, as escolas participantes da OBMEP serão distribuídas em cinco grupos, conforme o número de inscrição da primeira fase.
A segunda fase do exame é destinada apenas aos alunos classificados na etapa anterior. A prova ser aplicada no dia 26 de setembro e conta com seis questões discursivas. Os alunos que tiverem o melhor desempenho serão premiados na competição com medalha de ouro, prata, bronze e até certificado de menção honrosa. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica (PIC). Os professores também são condecorados. A divulgação dos premiados será no dia 8 de dezembro.
A OBMEP é realizada pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). A primeira olimpíada foi realizada em 2005 e contou com a participação de 10,5 milhões de estudantes em todo o Brasil, de 31 mil escolas. É maior competição de matemática do mundo, e já virou febre nacional. A cada ano, milhões de estudantes brasileiros se prepararam para testar os conhecimentos ou ainda, ampliar as habilidade de raciocínio lógico.
No ano passado, cerca de 18 milhões dos estudantes brasileiros realizaram o exame. Desse número, 12.948 alunos eram alunos das escolas de São Paulo e foram premiados com medalhas e menções honrosas.
Os melhores passeios no seu e-mail! Cadastre-se!Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 05/03/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74