compartilhe

Como escolher a primeira escova de dentes da criança? Confira dicas de uma odontopediatra

Por Simone Rocha de Moraes Bastos - Publicado em 31/01/19

Qual é a melhor escova de dentes para crianças? Sabemos que a saúde bucal deve ser mantida desde bem cedo. E esse item é praticamente a estrela do show! Ela pode ser encontrada em diferentes formatos, com diversas cores e personagens infantis. Se para a diversão das crianças isso faz diferença, para garantir a perfeita saúde dos dentes existem outras coisas que os odontopediatras consideram mais importantes. Há algumas características que os papais e as mamães não podem deixar de lado. Veja o que pesa nesse momento e dicas de como realizar a escovação no seu pequeno.

A escova de dente errada pode causar problemas

Algumas características são indispensáveis na hora de levar a escova de dente infantil para casa. Recomenda procurar aquelas que têm cerdas macias e extra-macias. É o movimento correto, e não a dureza das cerdas, que limpa seus dentes.

Acontece que movimentos brutos ou cerdas mais duras acabam desgastando o esmalte dentário e retraindo as gengivas. Com a raiz do dente e as terminações nervosas mais expostas, os pequenos ficam mais suscetíveis a desenvolver uma sensibilidade dentária. Assim, sempre na hora de tomar e comer algo muito quente ou gelado, como um sorvete, ele sentirá dores.

Uma outra dica é preferir as escovas com cabeças pequenas. São fundamentais para acessar os lugares mais difíceis da boca, as muito grandes certamente vão dificultar a limpeza dos dentes do fundo. Fique de olho também no cabo do item! O tamanho deve ser compatível ao da mão da criança, já que aqueles muito curtos ou longos podem comprometer os movimentos.

Como escolher a melhor escova de dente infantil?

Tudo depende da faixa etária em que o pequeno está. É muito importante estar atento às indicações das embalagens do produto. Isso acontece porque, com o passar dos anos, as necessidades do bebê e da criança vão mudando. Assim, algumas características podem alterar com o tempo. Com o aparecimento dos primeiros dentes, use uma escova de cabeça pequena e extra macia, um número menor de cerdas, cabo longo com uma empunhadura que impeça que ela escorregue durante a escovação.

A partir dos três anos, os papais e mamães podem procurar por escovas com as cerdas de mesmo tamanho e com um cabo propício para a execução dos movimentos. Quando a criança está mais desenvolvida, as cerdas e o tamanho da cabeça do item também devem evoluir. Mas é essencial sempre comprar aquelas com as cerdas mais macias.

Como deve ser a escovação dos pequenos?

A escovação deve ser tão presente quanto qualquer outro cuidado com os pequenos. Mas, entre muitas coisas, as recomendações podem se perder. Por isso, listo aqui recomendações como deve ser a escovação de acordo com a idade do pequeno:

  • Bebês: Ainda na ausência de dentes, não se esqueça de limpar a gengiva com uma gaze umedecida em água. Não faça uso de creme dental;
  • Após 1 ano: já que há uma rotina alimentar, a higienização deve ser feita 3 vezes ao dia, sempre após as refeições;
  • Um pouco antes de 2 anos: o creme dental pode começar a ser usado, de acordo com as indicações de um profissional sobre concentração e quantidade;
  • Depois disso: os pais devem continuar fazendo a escovação até que a criança se adapte aos movimentos e tenha a capacidade motora de fazê-la, o que pode acontecer a partir dos 9 aos 12 anos.

Passo a passo de como escovar os dentes das crianças

Chegou a hora de escovar os dentes do seu filho e não sabe por onde começar? Fique calmo. Separei um passo a passo para ajudar e tirar qualquer dúvida:

  • 1º Passo: iniciar a escovação com a escova paralela a linha da gengiva. Digo aos pacientes que iremos escovar o sorriso. A seguir, fazer movimentos circulares em grupos de quatro dentes durante dez segundos.
  • 2º Passo: deslizar as cerdas das gengiva para a ponta dos dentes, incluindo a superfície interna desses dentes.
  • 3º Passo: escovar onde morde (face oclusal), escovando os dentes do fundo, até na frente com movimentos de vai e vem.
  • 4º Passo: escovar a parte interna dos dentes e também a língua, a fim de eliminar as bactérias capazes de causar o mau hálito.

Fazer isso vai garantir que seu filho tenha um bom desenvolvimento dos dentes, além de eliminar as chances do pequeno desenvolver algum problema bucal, como a cárie ou a gengivite. Visitar o dentista de 6 em 6 meses também é recomendado para analisar o desenvolvimento da mandíbula da criança e sua mordida, analisando a necessidade de iniciar um tratamento ortodôntico.

Quer saber mais sobre o assunto?

Sorrisologia é a maior plataforma de conteúdo especializado em saúde bucal do Brasil, com artigos criados em parceria com experts em odontologia. O website é apoiado por Oral-B, uma das maiores marcas de saúde bucal do mundo, pertencente ao grupo de marcas P&G. Acesse aqui o Sorrisologia e aprenda muito mais sobre a saúde da sua boca.

Sobre Simone Rocha de Moraes Bastos:
Odontopediatra (CRO-RJ: 40813) e consultora da Oral-B.
Sorrisologia é a maior plataforma de conteúdo especializado em saúde bucal do Brasil, com artigos criados em parceria com experts em odontologia. O website é apoiado por Oral-B, uma das maiores marcas de saúde bucal do mundo, pertencente ao grupo de marcas P&G. Acesse o Sorrisologia e aprenda muito mais sobre a saúde da sua boca.
Quer receber mais artigos como esse? Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
Sobre Simone Rocha de Moraes Bastos:
Odontopediatra (CRO-RJ: 40813) e consultora da Oral-B.
Sorrisologia é a maior plataforma de conteúdo especializado em saúde bucal do Brasil, com artigos criados em parceria com experts em odontologia. O website é apoiado por Oral-B, uma das maiores marcas de saúde bucal do mundo, pertencente ao grupo de marcas P&G. Acesse o Sorrisologia e aprenda muito mais sobre a saúde da sua boca.
Compartilhar:
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Janeiro de 2019. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Crédito das imagens: Divulgação/Oral-B - Shutterstock

Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!