O novo Programa de Iniciação Artística para Primeira Infância, o PIAPI 2021, realiza atividades voltadas, exclusivamente, para crianças de 0 a 6 anos, que serão divididas em duas turmas: 0 a 3 anos e 3 a 6 anos. O programa, gratuito, consiste em oficinais realizadas com as crianças e um pai ou responsável acompanhante.
As atividades ocorrerão sempre aos sábados ou aos domingos, em diversos pontos da cidade, e têm início já em novembro. Mas é preciso correr: as inscrições vão apenas até o dia 3 de novembro e cada turma admite um máximo de 20 participantes (sendo cada vaga correspondente a uma criança e o responsável que a acompanha).
A prefeitura dispôs turmas em vários pontos da cidade – algumas delas ocorrem nos sábados e outras nos domingos. Para facilitar, a organização do PIAPI 2021 dispõe de uma lista de turmas e locais:
***SÁBADOS: Dias 6, 13, 20 e 27/11***
***DOMINGOS: Dias 21, 28/11 e 5 e 12/12***
O PIAPI tem como objetivo promover o desenvolvimento integral e despertar o interesse da criança pelas expressões culturais (música, dança, teatro e artes visuais) a partir de práticas de convivência, experimentação estética e brincadeira realizada entre as crianças, artistas-educadores e suas famílias, despertando a sensibilidade, percepção e imaginação.
Especialmente para os pais que têm menos condições financeiras, o programa é uma oportunidade de ter os filhos em contato com práticas artísticas desde cedo.
Ao fazer a inscrição, os pais deverão indicar para qual turma pretendem inscrever os filhos, além de fornecer alguns dados e informações que servirão para melhor organização do programa:
O formulário pode ser preenchido rapidamente e sem complicações e os organizadores irão confirmar, antes do início das oficinas, a participação de cada criança. Caso não haja vagas na turma pretendida, a prefeitura deverá propor a frequência em outra turma, mesmo que num bairro ou localidade mais distante.