Confira aqui: Programação infantil completa para o Dia das Crianças em SP!
Você comeria uma bruschetta feita de besouros? E grilos? Pode parecer estranho, mas insetos podem ser opções nutritivas e deliciosas! Dia 12 de outubro, dia das crianças, o Planeta Inseto, que fica no Museu do Instituto Biológico levará o bugs cook (cozinheiro de insetos), Casé Oliveira, para mostrar que esses bichinhos também podem estar na alimentação. O evento é grátis e acontece das 10h às 14h.
Grilos, pequenos besouros e besouros gigantes também estarão no cardápio. O evento irá explicar o que é a antropoentomofagia, ou seja, a alimentação humana por insetos. O público terá oportunidade de ver na prática e ter uma experiência gastronômica. A ação, organizada pelo IB, órgão que coordena o Planeta Inseto, busca quebrar o tabu alimentar atual e mostrar que os insetos já estão inseridos em alimentos consumidos em todo o mundo — inclusive no Brasil –, que são gostosos e uma excelente fonte de nutrientes.
No mundo existem, aproximadamente, 1.800 espécies de insetos que são utilizadas como alimento por populações humanas, sendo 100 espécies conhecidas no Brasil. As espécies criadas mais comuns e usadas na alimentação são os besouros tenébrios, grilos, baratas-douradas e barata-de-Madagascar.
O bugs cook, Casé Oliveira, explica que as crianças se mostram mais abertas a experimentar coisas novas, mas muitas vezes são influenciadas pela cara feia dos pais. “Fizemos um evento em setembro no IB e um garotinho veio experimentar um inseto, mas foi desencorajado pelos adultos que não queriam provar e estavam por perto. Depois ele voltou, experimentou e gritou: ‘é gostoso’, levando todos a dar gargalhada”, conta o primeiro cozinheiro de insetos com antenas no Brasil.
Casé Oliveira explica que os insetos têm alto valor biológico, são ricos em proteína, ferro, fibras solúveis e insolúveis, além de gorduras boas. “O grilo, por exemplo, possui 48% de proteína, enquanto a carne de frango possui 23% e a bovina 20%. A produção de insetos também é bastante sustentável. Com um quilo e meio de ração é possível produzir um quilo de insetos. A criação de insetos também não precisa da oferta de água e a quantidade de excremento gerada é baixa e pode ser usada diretamente no cultivo de plantas, não sendo necessário curtir o esterco, como ocorre com o excremento de bovinos”, afirma.
Você conhece o Planeta Inseto? É um zoológico todo dedicado a esses pequenos seres que promove atividades divertidas como corrida de baratas! A gente conta tudo nessa matéria.
Insetos na gastronomia
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: das 10h às 14h
Preços: Gratuito