Fotos: Reprodução / Divulgação

Silvio Voce

Criado em 14/06/21

Pipas e o ressurgimento delas durante a pandemia

Compartilhe

Nos últimos 4 anos, comerciantes, lojistas e consumidores tiveram um cenário de poucas vendas, fechamento de vários pontos de vendas, fabricação e distribuição de pipas. Este objeto milenar, que sobreviveu a guerras e pandemias, vinha sumindo nos céus do Brasil, muitos falavam, vou abandonar tudo, pois é o fim das pipas, e realmente assim fizeram, e agora se arrependem, e tentam voltar, porém sem a mesma força anterior. Vale lembrar que a grande maioria de novos aposentados e desempregados, acabam recorrendo ao Mundo Das Pipas, para equilibrar seus ganhos, ou somente sobreviver, ante aos problemas pessoais e de grande recessão no País.

O fato que esta era da tecnologia e grande oferta de brinquedos eletrônicos contribuiu muito para estes fatos, junto da continua falta de tempo e mudança de hábitos das famílias, que infelizmente afastou as brincadeiras em família. E esta situação nova (pandemia), fez com que muitos, mesmo que obrigados, se vissem em reflexão profunda do andamento de suas vidas, sentindo em seus corações que deveriam ser mais presentes na criação dos filhos e dedicados a família. Para confirmar este fato, a live ensinando a fazer pipas no São Paulo Para Crianças, que realizamos, teve uma grande aceitação, e eu que tenho tanto tempo realizado estas atividades, me surpreendi com o carinho das famílias e também das crianças, como nunca havia sentido, mostrando a carência afetiva das pessoas, que nesta quarentena mostraram e mostram em todos os aspectos da vida.

Continuando com a nova perspectiva que caiu do céu, os antigos pipeiros, novos pipeiros e famílias em geral elegeram as milenares PIPAS, como suas recriadas companheiras. Muitos lojistas e comerciantes, pequenos e médios, e até os grandes, estavam substituindo o material para pipas por outras mercadorias. No Facebook, lia-se MUITAS coisas, e muitos escrevendo sobre o fim das pipas, era o apagar das luzes do encantado mundo das pipas.

Em janeiro, a perspectiva era totalmente desoladora, anúncios de vendas de lojas com todo os materiais a preços baixos, enfim muitos abandonando o barco.

Veio a pandemia e as pessoas entediadas na quarentena, nada tinham para fazer. Eis que de repente nas lajes, telhados e janelas, as pipas começaram a ressurgir indo contra todos os prognósticos anteriores. Enfim, das cinzas a fênix ressurgia com força total, e a correria fez surgir uma GRANDE temporada em meses que o Mundo Das Pipas deveria estar se preparando para as férias, produzindo seus estoques de pipas, rabiolas e compras de demais itens para incrementar os pontos de comércio para a temporada tradicional (ferias), até o mês do folclore que é agosto quando começa a findar a grande temporada. O inusitado acontece: a lei de procura e oferta entra em cena, transforma e embola o mundo das pipas, e a consequente alta nos preços, devido a procura, faz os preços das pipas dispararem, aqueles que tinham mercadorias estocadas ou sobras levarem uma tremenda e inusitada vantagem.

E, como sempre, os pequenos fabricantes de pipas e rabiolas se viram sem dinheiro e sem estoque, só viam as pipas no ar e eles esperando o Auxilio Emergencial para comprar material e lucrar com as pipas que se tornaram artigo de luxo. Neste ressurgimento das pipas, alguns comerciantes médios e grandes lucraram, e aí veio a reposição dos estoques, pois a procura ainda está em alta. Todos se depararam com preços exorbitantes e muitos grandes fabricantes de linha, papel e demais itens com seus funcionários em quarentena não estavam produzindo e foram pegos de surpresa, e convocaram os funcionários a voltar a produzir em toque de caixa e aproveitar a grande procura, e surgiu do nada um cenário de preços lá em cima. O interesse e ganância falaram mais alto e faltou um pouco de bom senso dos grandes fabricantes de materiais em geral, em ajudar os comerciantes que vinham de tempos de pouquíssimas chances e muitos prejuízos. Enfim, encontramos os preços de 100% e 150% serem praticados como numa terra de ninguém, faltou a tão esperada ajuda e sensibilidade em levantar os pequenos e médios comerciantes.

Agora o cenário é o seguinte: como será o Mundo Das Pipas após a pandemia? Vamos aguardar para ver e voltaremos com outras postagens falando sobre as pipas após a pandemia.

Vamos sonhar com o bom senso dos grandes fabricantes, que sempre levam a melhor, e agora tem a chance de programar um cenário de compartilhar os ganhos com os pequenos comerciantes.

Sobre Silvio Voce:

Organizador de eventos.

Sobre Silvio Voce:

Organizador de eventos.

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 14/06/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74