Saudades de passear em um museu? Então se liga na programação online da Pinacoteca de São Paulo, é o #PinaDeCasa, que reúne várias alternativas para o público mergulhar no mundo das artes, apesar da quarentena para combate ao coronavírus. A novidade é a “Distância”, primeira exposição virtual do museu, que fica em cartaz até o dia 3 de agosto. Confira todas as atrações!
• Distância
A mostra tem curadoria de Ana Maria Maia, e reúne cinco trabalhos em vídeos e filmes:
Ana Maria explica que nos filmes selecionados aparece algo em comum, a perspectiva de indivíduos que, por algum motivo, foram afastados de uma sociabilidade. O objetivo com os cinco trabalhos é levar a reflexão sobre a ideia de distância. Distância não só como a medida física, que afasta um ponto do outro, mas também como a medida sociopolítica.
Originalmente pensados para salas de exibição em museus e galerias, os trabalhos ganham uma versão adaptada para o ambiente virtual. Para conferir os vídeos selecionados e os comentários de Ana Maria, clique aqui.
• PinaCanção
Na programação online da Pina, está o espetáculo PinaCanção, dois personagens se encontram na Pinacoteca e, em meio às canções, descobrem juntos tons, texturas e escalas do mundo da pintura. A apresentação, que reúne música, teatro e artes visuais, tem duração de 40 minutos, e fica disponível a partir do dia 14 de junho no site do museu, pinacoteca.org.br/pinacancao.
O espetáculo faz parte do Pinafamilia, projeto desenvolvido pelo Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca destinado a grupos familiares de todas as idades.
Desde 2014, no segundo domingo de cada mês, acontece na Pinacoteca o PinaFamília no qual as pessoas são conduzidas a uma viagem divertida pelo acervo da Pinacoteca. O objetivo principal do projeto é o estímulo à convivência da família no espaço do museu. Como o museu está fechado em virtude do necessário isolamento em combate ao Covid-19, o espetáculo PinaCanção encontra as famílias em casa.
• Tour Virtual
Com o tour virtual é possível conhecer o interior da Pinacoteca, conferir a obra “Mestiço”, de Candido Portinari e mais de 500 itens do museu em alta definição. Para acessar o tour virtual, clique aqui!

• Canal no YouTube
O canal da Pinacoteca no YouTube está repleto de conteúdos. Tem bate-papo com curadores, rodas de conversas, making of de montagens de algumas exposições que passaram pela Pina. O destaque fica para o flashmob que rolou dentro do prédio, com o clássico “Bolero de Ravel”.
• Facebook e Instagram
O museu está bem ativo em suas redes sociais, todos os dias pela manhã, a Pinacoteca faz um post sobre uma obra do acervo com comentários dos curadores. As postagens podem ser acompanhadas na página oficial no Facebook (@PinacotecaSP) e no perfil do Instagram pinacotecasp.
• Jogos educativos
A criançada também tem programação especial no #PinaDeCasa. No site da Pinacoteca estão disponíveis jogos e brincadeiras educativas, que possibilitam aprender sobre arte e as obras do acervo. Para acessar, clique aqui!
Sobre a Pinacoteca de São Paulo:
A Pinacoteca é um museu de artes visuais, com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade, pertencente à Secretaria de Estado da Cultura. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, é o museu de arte mais antigo da cidade.
O foco principal de todo trabalho desenvolvido pela Pinacoteca é aprimorar a qualidade da experiência do público com as artes visuais por meio do estudo, salvaguarda e comunicação de seus acervos, edifícios e memórias; da consolidação e ampliação desses acervos; e do estímulo à produção artística.
Programação online da Pinacoteca de São Paulo
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana e é gratuito! - Atração fixa
Preços: Gratuito