Foto: Divulgação/Canva

Pesquisa aponta que 56,4% do alunos do 2°ano do Ensino Fundamental não estavam alfabetizados em 2021

Na última quarta-feira, 31 de maio, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgaram dados da pesquisa Alfabetiza Brasil, com o objetivo de avaliar o processo de alfabetização no país.

De acordo com os critérios utilizados, a pesquisa apontou que, no ano de 2021, 56,4% dos estudantes do 2°ano do ensino fundamental não estavam alfabetizados, ou seja, apenas 4 em cada 10 crianças deste período escolar possuíam alfabetização completa no país há dois anos. 

Além disso, no ano de 2019, o percentual de alunos do 2°ano do ensino fundamental não alfabetizados foi de 39,7%

Como foi feita a pesquisa?

Entre 15 e 23 de abril, o Inep e o MEC consultaram professoras das cinco regiões do Brasil para obter informações sobre o conjunto de competências que caracterizam o aluno alfabetizado.

Na pesquisa, o Instituto apresentou tarefas elaboradas com referência nas habilidades esperadas no desenvolvimento da língua portuguesa. As docentes responderam tendo como referência a experiência de cada uma na sala de aula e chegaram a conclusão se os estudantes alfabetizados seriam capazes de realizar essas atividades.

A partir dos resultados obtidos através do levantamento, o Inep estabeleceu a nota de corte de 743 pontos na escala adotada no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) com o objetivo de definir se o aluno está alfabetizado.

Quais os critérios de alfabetização?

O conjunto de habilidades de leitura e escrita esperado ao fim do 2° ano do ensino fundamental definido pelas professoras e especialistas da área são os seguintes:

  • Capacidade de realizar leitura e processos básicos de interpretação de texto, com base na articulação entre texto verbal e não verbal como em tirinhas e histórias em quadrinhos;
  • Capacidade de escrever, mesmo que ainda com desvios ortográficos, textos que remetem a situações da vida cotidiana como um convite ou um lembrete. 

A posição do MEC

De acordo com o Ministro da Educação, Camilo Santana (PT), haverá o lançamento de um pacto nacional de alfabetização nos próximos dias:

Criado em 01/06/23
Nossos canais:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
anuncie aqui
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74